quarta-feira, 19 de agosto de 2020

.: Punição: vídeo bloqueado pela possibilidade de haver direitos autorais

Por Mary Ellen Farias dos Santos*

Tudo está completamente de pernas para o ar, entender coisas totalmente simples é uma missão impossível.

Ontem postei um trechinho de um vídeo meu, no Instagram @photonovelasoficial, filmado e editado diretamente no meu celular. No vídeo, mostro de pertinho, os detalhes da minha Barbie Lucille Ball.

Assim, meu exclusivo objetivo foi o de divulgar o canal Photonovelas em que publico, diariamente, um vídeo de Barbie e alguns brinquedos que gosto.

Nada mais comum do que usar a própria rede social para englobar tudo o que está relacionado. Não é?

Eis que um trechinho do meu vídeo, já postado no canal no YouTube do Photonovelas, teve o tempo de três segundos para que o próprio Instagram emitisse uma mensagem de que o meu vídeo havia sido bloqueado em

alguns países.

Fiquei atordoada. O que havia de grave ali? Ao clicar na mensagem, fui informada que nele PODERIA haver direitos autorais da "Geniale Tricks". Só pensei: O que é isso? Será que a música gratuita do YouTube usada no vídeo é desse perfil do Instagram?

Fiquei furiosa e corri -na verdade voei de raiva- para comentar com maridão sobre tal fato surreal. Diante de opções oferecidas pelo próprio Instagram, optei por recorrer e o vídeo voltou a ser exibido, normalmente.

Não é um absurdo? Ao tentar criar entretenimento, sempre haverá quem venha levar vantagem e derrubar você, não é? Isso é a vida. O ciclo da vida.

Contudo, o mais impressionante foi a agilidade da própria rede social em me punir em nome da tal "Geniale Tricks" -que provavelmente injeta dinheiro em posts pagos-, enquanto que eu, apenas tento emplacar algo usando a rede social sem meter a mão no bolso.

Engraçado é que paralelamente, no mesmo espaço, há seres repugnantes espalhando mentiras, levantando discussões abusivas nem se quer são punidos -pela própria rede social ou pela Justiça. Muito pelo contrário, até atraem seguidores.

Curioso demais!


*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura, licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos e formada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Twitter: @maryellenfsm

 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.