quinta-feira, 29 de outubro de 2020

.: "ExReality" no Teatro Porto Seguro com transmissão on-line

Nova obra da ExCompanhia de Teatro propõe uma experiência em um formato único, que integra realidade e ficção e conta com a participação ativa do público na internet. Três artistas disputam um prêmio, com seus celulares expostos 24h por dia, durante 9 dias.


É teatro, mas é diferente. É um reality show, mas é diferente. É um jogo, mas é diferente. É no celular, mas é diferente. E você? Vai querer ser igual a todo mundo? Partindo dessa premissa a ExCompanhia de Teatro apresenta a experiência cênica inédita "ExReality" no Teatro Porto Seguro com transmissão on-line. Em formato único criado pelos artistas Gustavo Vaz, Bernardo Galegale e Gabriel Spinosa, trata-se de um experimento artístico-social onde tudo pode acontecer. São duas sessões, dia 6 de novembro e dia 27 de novembro, cada uma dura nove dias, tempo total da experiência. Todos os dias, às 21h30 haverá um resumo com a participação de um apresentador.

Três integrantes do grupo - Bárbara Salomé, Johnnas Oliva e Thiago Andreuccetti - irão transmitir ao vivo, ininterruptamente, as telas de seus smartphones e o que for capturado por suas câmeras e microfones, durante 9 dias consecutivos. Eles participarão de um reality-show que busca encontrar o sentido da vida e terão sua vida online exposta, participando de desafios e concorrendo a um prêmio no final.

O público terá a oportunidade de participar efetivamente dessa narrativa, interagindo com os três artistas, tornando-se, assim, também personagens da experiência. Ao adquirir seu ingresso pela internet, o público terá acesso a uma plataforma exclusiva que apresentará em tempo real e ao vivo a tela dos celulares dos três participantes do ExReality, onde poderão ver todos os registros, comandos, ligações, mensagens trocadas, pesquisas na internet, navegações em aplicativos, entre outros inúmeros hábitos da utilização de celular. Ainda, através de enquetes exclusivas na plataforma, o público definirá rumos importantes da trama, escolhendo inclusive algumas ações futuras a serem executadas pelos artistas. Por fim, o público, em alguns momentos, poderá até mesmo receber ou enviar objetos para os atores participantes da experiência e, quem sabe, encontrá-los ao vivo.

Ao longo dos 9 dias, o programa ExReality será comandado por um apresentador – Daniel Warren - que trará diariamente e também ao vivo, sempre às 21h30, um resumo com os principais eventos da experiência, além de ser o regente do jogo rumo ao programa final que irá definir o grande vencedor.

O desenrolar dessa forma inusitada de reality abre espaço para o imprevisível: afinal, que novos mundos surgirão a partir de relações estritamente virtuais? É possível construir sentidos dentro do isolamento que as telas nos impõe? O que descobriríamos se tudo o que fazemos em nossos smartphones - o lugar onde hoje existimos e nos relacionamos continuamente - fosse exposto 24 horas por dia na internet? Estaria no conteúdo produzido nestes aparelhos a chave para vislumbrarmos o que nos tornamos, para onde vamos e o que seremos num futuro próximo?

Resumo: Três participantes estão dentro de uma espécie de reality show on-line em busca do sentido da vida e de um prêmio, onde tudo o que se passa na tela dos seus celulares será exposto 24 horas, durante 9 dias seguidos. O público pode acompanhar, participar e até mesmo definir os rumos da experiência através da interação com a plataforma criada para o projeto e do contato direto com os participantes e o apresentador do programa.

A ExCompanhia de Teatro:  Experiência é a palavra que norteia a pesquisa do grupo. A partir de projetos imersivos, que possibilitam vivências únicas para cada pessoa, a ExCompanhia de Teatro busca em suas obras criar espaços de encontro - tanto virtuais quanto presenciais - utilizando a mistura de linguagens ao olhar para nosso "espírito da época" na construção de formatos singulares e inovadores. Em nosso primeiro projeto EU - Negociando Sentidos (2012/2013 - São Paulo/ BRA e Munique/ALE) cerca de 20 pessoas vivenciaram uma experiência cênica transmídia com 1 mês de duração, onde o público construía uma relação íntima com personagens ficcionais em encontros virtuais nas redes sociais e na internet, e em encontros presenciais, individuais e coletivos, numa casa e no espaço público da cidade. A obra discutia os limites entre realidade e ficção, e questionava as identidades que criamos para existir no mundo contemporâneo ao apresentar os conflitos entre Léo e Sofia, um performer em crise existencial e sua namorada que escondia um passado terrível.

Frequência Ausente 19Hz (2015 - dias atuais) foi apresentado em diversas cidades e em importantes festivais do país, como na Mostra Oficial do Festival de Curitiba 2018, e também no exterior, como no Festival Imaginarius (2016) em Portugal e no FIAT (2017) de Montenegro, onde venceu o Special Award por sua dramaturgia inovadora. A experiência individual, criada e adaptada especialmente para cada cidade, leva autonomamente o público pelas ruas, munidos com seus smartphones e acompanhados por um personagem invisível em áudio 3D, tecnologia que cria a sensação de presença física do que é escutado por fones de ouvido. O ator, que misteriosamente se desmaterializou diante da plateia vazia na estreia do seu monólogo, leva a todos para uma jornada existencial única a partir de uma dramaturgia site-specific que mescla fatos ficcionais com a memória histórica e real do espaço ao redor. O projeto, confirmando seu caráter altamente adaptável, foi realizado dentro do prédio do SESC Avenida Paulista em 2019 e rebatizado de frequencia_ausente.doc. Inspirado na trama e formato originais, o público, também individualmente e autonomamente, seguia os traços de um ator desaparecido a partir de um exposição interativa e imersiva, que se transformava numa experiência cênica quando o personagem, mais uma vez, "ressurgia" invisível em áudio 3D.

Em 2017 foi lançado O Enigma Voynich, série em aplicativo de smartphone, totalmente produzida em áudio 3D e grafite digital, onde o público se tornava o historiador José, o personagem central de um thriller de suspense que girava em torno do misterioso manuscrito Voynich, um livro real e indecifrável. O público acompanhava, a partir do ponto de vista da personagem, sua busca obsessiva pela tradução do manuscrito ao mesmo tempo que tentava frear uma crescente perda de memória. O projeto discutia nossa constante transferência de dados e lembranças para plataforma virtuais e a existência das bibliotecas no contemporâneo como símbolos de preservação da memória humana. Três bibliotecas públicas na cidade de São Paulo eram visitadas pelo público autonomamente para o desbloqueio de algumas cenas da trama. O aplicativo ainda está disponível para download.

Por fim, em 2020, Gustavo Vaz e Débora Falabella, a partir da pesquisa e em parceria com a ExCompanhia criaram Se Eu Estivesse Aí, uma websérie imersiva em um formato incomum, onde o público experimenta, em primeira pessoa, episódios com cerca de 6 minutos gravados com áudio 3D. A trama traz um casal recém-separado e isolado pela pandemia global do COVID-19 que tenta resolver o fim de seu relacionamento por meio de mensagens de áudio no WhatsApp. A imaginação dos personagens transforma cada mensagem em um encontro impossível com o outro que não existe. O projeto foi lançado na plataforma Gshow, da rede Globo, e em nossos perfis do Instagram e, somadas as duas plataformas, o projeto já alcança mais de 300 mil visualizações.


Ficha técnica

Criação, dramaturgia e direção geral: Gustavo Vaz, Bernardo Galegale e Gabriel Spinosa. Artistas participantes: Bárbara Salomé, Johnnas Oliva e Thiago Andreuccetti. Apresentador: Daniel Warren. Agradecimentos especiais: Ivy Donato, José Sampaio, Juliana Pina. Videoarte e Plataforma ao vivo: Flávio Barollo. Arte gráfica e fotos: Patrícia Cividanes. Consultoria streaming: Cassio Zerbinato. Desenvolvimento de plataforma: BNP Soluções em TI. Mídias sociais: Thompson Loiola/ 99 Comunicação. Technical Advisor: Gustavo Perri Galegale. Assistente de direção: Fernanda Gama e Felipe Aidar. Produção:  Ludmila Picosque e Graciane Diniz. Direção de produção: Gabi Gonçalves. Realização: ExCompanhia de Teatro. Patrocínio: Teatro Porto Seguro.


EXREALITY

Com a ExCompanhia de Teatro

Criação, direção e dramaturgia: Gustavo Vaz, Bernardo Galegale e Gabriel Spinosa.

Elenco: Bárbara Salomé, Johnnas Oliva e Thiago Andreuccetti.

Apresentador: Daniel Warren.

Participação especial: Ivy Donato, José Sampaio, Juliana Pina.

Primeira apresentação - de 6 de novembro às 21h30 a 14 de novembro de 2020.

Segunda apresentação - de 27 de novembro às 21h30 a 5 de dezembro de 2020.

Entradas diárias ao vivo às 21h30.

Local: Plataforma online exclusiva – exreality.com.br

Ingressos: A partir de R$20.

Classificação: 16 anos.


TEATRO PORTO SEGURO

Vendas exclusivamente on-line no site: exreality.com.br

Dúvidas: contato@teatroportoseguro.com.br

Atendimento pelo telefone (11) 3226.7300 de sexta a domingo das 17h às 20h.

Cliente Porto Seguro: Na compra de um ingresso antecipado (até um dia antes) receberá um link extra de acesso para convidar alguém. 

Formas de pagamento: Cartão de crédito e débito (Visa, Mastercard, Elo e Diners).

Siga o Teatro Porto Seguro nas redes sociais:

Facebook: facebook.com/teatroporto

Instagram: @teatroporto

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.