sábado, 10 de outubro de 2020

.: Filme "O Chão Sob Meus Pés" é uma corajosa declaração feminista


O drama psicológico "O Chão Sob Meus Pés", de Marie Kreutzer, indicado ao Urso de Ouro do 69º Festival de Berlim e distribuído pela Supo Mungam Films, entra em circuito no Brasil diretamente no streaming (Now e Vivo Play) e faz seu lançamento dia 8 de outubro. Sua estreia aconteceria em 19 de março, semana em que a maioria dos cinemas do país começaram a ser fechados devido à pandemia de coronavírus.

O longa austríaco traz a história de Lola (Valerie Pachner), uma consultora de negócios com trabalho incessante, que gerencia sua vida pessoal com a mesma eficiência implacável que usa para otimizar margens de lucro. Ela mantém em segredo seu relacionamento com sua chefe Elise (Mavie Hörbiger), bem como a existência de sua irmã mais velha, Conny (Pia Hierzegger), que tem uma longa história de doença mental. Entretanto, quando recebe a notícia de que sua irmã tentou suicídio, se vê obrigada a incluí-la em seu cotidiano. A nova rotina faz Lola começar a perder o controle sobre a realidade.

Segundo a diretora, inconscientemente, Lola foi inspirada em "Marnie" ("Marnie, Confissões de Uma Ladra") de Alfred Hitchcock. "O que elas têm em comum é sua independência, sua maneira de viver sem precisar confiar em ninguém, recusando a ver sua própria escuridão. Elas estão totalmente sozinhas e isso as tornam personagens muito comoventes e vulneráveis, ao mesmo tempo em que são "difíceis", observa Marie.

Exibido no Festival Mix Brasil e no Festival do Rio, o filme é uma corajosa declaração feminista, através dos medos de sua protagonista em ter um desempenho inferior em um mundo profissional cruel dominado por homens. Com uma atuação memorável de Valerie Pachner ("Um Vida Oculta") como a protagonista Lola, o quarto longa-metragem da diretora Marie Kreutzer é uma obra inteligente e um retrato muito bem construído de uma mulher no século XXI.

Sobre a diretora
Marie Kreutzer nasceu em Graz, na Áustria, em 1977 e estudou roteiro na Academia de Cinema de Viena. Seu primeiro filme, "The Fatherless", estreou no Festival de Berlim no Panorama Especial em 2011, recebendo Menção Especial por "Melhor Primeiro Longa Metragem". Seu segundo filme, "Gruber is Leaving" (2015), foi nomeado para o Prêmio de Cinema Austríaco e recebeu Menção Especial como "Melhor Filme" no Festival de Zurique. Em 2016, seu terceiro filme "We Used to be Cool" também estreou no Festival de Zurique em competição. "O Chão Sob Meus Pés" é o mais novo filme de Marie Kreutzer como roteirista e diretora e estreou na Competição do Festival de Berlim em 2019.

Trailer de "O Chão Sob Meus Pés"| Der Boden unter den Füßen 

Onde: NOW e VIVO PLAY
Elenco: Valerie Pachner, Pia Hierzegger e Mavie Hörbiger
Produção:  Áustria, 2019| 108 minutos
Direção: Marie Kreutzer                                         
Distribuição: Supo Mungam Films
Gênero: Drama/Suspense
Classificação Indicativa: 14 anos
Nas redes sociais: https://www.facebook.com/SupoMungamFilms, https://www.instagram.com/supomungamfilms

Festivais e Prêmios
Festival de Berlim –
Indicado ao Urso de Ouro
Festival de Guadalajara - Prêmio MAGUEY de Melhor Atuação (Valerie Pachner)
L.A. Outfest – Melhor Filme Internacional
Festival MixBrasil
Festival do Rio
German Screen Actors Awards –
Prêmio de Melhor Atriz (Valerie Pachner)
Indicado a 10 prêmios no Austrian Film Award incluindo Melhor Filme, Direção e Atriz
Vencedor na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante (Pia Hierzegger)


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

#ResenhandoIndica

20 20 20
Tecnologia do Blogger.