terça-feira, 6 de outubro de 2020

.: Mariana e Ruth Rocha trazem de volta o personagem Marcelo em almanaque


Ruth Rocha e sua filha Mariana trazem de volta o personagem Marcelo em almanaque para as crianças "Almanaque do Marcelo e da Turma da Nossa Rua", publicado pela Salamandra, é a primeira coautoria entre mãe e filha, trazendo ainda ilustrações de Mariana Massarani.

O ano de 2020 foi - e continua sendo - completamente atípico. Uma quarentena e uma pandemia nos fizeram ficar distantes dos amigos, dos colegas e até dos contos do vovô e da vovó. Mais do que isso, a situação nos fez perder a noção do tempo e, assim, nos esquecer do quanto cada dia, cada instante, é precioso e carrega uma história só sua.

Oportunamente, neste ano Ruth Rocha, uma das mais renomadas escritoras infantis da literatura brasileira, e sua filha e antiga leitora Mariana Rocha trazem de volta o personagem Marcelo, aquele mesmo, do Marcelo, marmelo, martelo que juntamente com a turma da nossa rua, percorrem todo o nosso calendário e apresentam diversas curiosidades pelos meses do ano. "Almanaque do Marcelo e da Turma da Nossa Rua" é um lançamento da Salamandra, e conta com ilustrações de Mariana Massarani.

"Sempre me perguntam de qual dos meus livros eu gosto mais. Acho muito difícil responder a essa pergunta. Na verdade, acho que gosto de todos os meus livros. De cada um deles, gosto de um jeito diferente. Mas, se me perguntarem de qual dos meus livros os leitores gostam mais, eu sei responder. Eles gostam mais do Marcelo, marmelo, martelo. Dos meus livros é o mais lido: já foram publicados muitos milhões de exemplares. Por isso eu resolvi fazer este almanaque. Juntei todos os personagens da turma da nossa rua e fiz com eles muitas brincadeiras, piadas, histórias e versos", conta Ruth.

E o Marcelo e a turma nos ensinam de fato bastante coisa. Em mais de 120 páginas indo de janeiro a dezembro, aprendemos que o Brasil não tem a maior floresta do mundo, mas sim a maior praia, ou que um em cada dez habitantes da Ásia Central é descendente do imperador mongol Gengis Khan. Sabemos algumas diferenças do português do Brasil e de Portugal, o que está por trás de cada data comemorativa, conhecemos mulheres influentes na história do mundo e descobrimos até como reciclar papel em casa. Tudo é mostrado com muito bom humor, sejam as lições sobre astronomia, geologia, história, matemática ou qualquer outro assunto.

A editora Lenice Bueno, que assina um depoimento na contracapa do "Almanaque", ressalta o quanto a obra é educativa. "Você sabe em que data se comemora o dia do tomate? Quem foi Charles Darwin? Quantos fios de cabelo cada pessoa possui? Em que país existe um campeonato de caça ao mosquito? Que diferença faz saber tudo isso? A diferença é o quanto a gente se diverte. Pois um almanaque é feito para a gente ler aos pouquinhos e se divertir muito", diz.

Mas o "Almanaque do Marcelo e da Turma da Nossa Rua" é especial também por outro motivo. Esta é a primeira coautoria de Ruth e de sua filha Mariana. A menina que cresceu lendo os livros da mãe não poderia se apaixonar por outra coisa que não fosse a literatura, não é? "O lançamento do 'Almanaque' é o convite para que iniciemos cada vez mais um novo ano, valorizando melhor cada dia e conhecer um pouco melhor o mundo e o universo que habitamos. Depois de tempos tão difíceis, o conhecimento mais uma vez se revela no melhor remédio", diz Mariana.

"Almanaque do Marcelo e da Turma da Nossa Rua" estará disponível nas unidades da Livraria Leitura e no site da Amazon neste link

Sobre os autores
Ruth Rocha gosta muito de livros. Ruth Rocha gosta muito de crianças. Não é à toa que ela é a autora de mais de 200 títulos de literatura infantil. Nascida em 1931, em São Paulo, a menina que cresceu ouvindo as histórias do vovô Ioiô e lendo "Reinações de Narizinho", de Monteiro Lobato, hoje dá nome a várias bibliotecas, tem milhões de leitores no Brasil e no mundo, foi traduzida para 25 idiomas e ganhou alguns dos principais prêmios literários. 

O livro "Marcelo, Marmelo, Martelo" se tornou um dos maiores sucessos editoriais do país, com mais de 70 edições e 20 milhões de exemplares vendidos. Ruth escreve do mesmo jeito que pensa e fala, com as palavras do dia a dia, sempre atenta ao cômico e ao poético da vida. Não suporta chatice. É contra qualquer forma de opressão. Acredita na liberdade. Seu lema é a alegria. Foi casada com Eduardo Rocha, que ilustrou alguns de seus livros e com quem teve uma filha, Mariana, sua parceira na criação deste almanaque.

Mariana Rocha é professora de Moda há quase vinte anos na Faculdade Santa Marcelina, uma das melhores escolas do Brasil, Mariana Rocha se interessou pela capacidade de expressão estética e social das roupas desde jovem. Estilista, já participou de eventos importantes, como a Semana de Moda Casa de Criadores. Nascida em 1962, no início dos anos 1980 esteve no olho do furacão da cena do rock paulistano como cantora e compositora da banda alternativa Garotas do Centro.

Em seguida, por três anos esteve à frente da programação cultural dos auditórios do Masp, o Museu de Arte de São Paulo, na avenida Paulista. Também trabalhou na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, nos anos 1990, sob a batuta do escritor e então secretário Fernando Morais. É mãe de dois filhos, Miguel e Pedro. Filha única de Ruth Rocha, é curadora da obra da mãe. Este almanaque é a primeira coautoria de mãe e filha.

Mariana Massarani nasceu no Rio de Janeiro, em 1963, e adora bichos. Seu bicho favorito é o tamanduá. Quase toda semana ela sai de traineira para procurar baleias e golfinhos nas ilhas do litoral carioca. Ela é voluntária numa pesquisa sobre cetáceos! Além de ser fã dos animais, Mariana gosta de observar as pessoas nas ruas. Surgem dessa prática muitas das soluções que ela encontra para seus desenhos tão divertidos. 

Ela diz que uma das coisas mais bacanas no seu trabalho é inventar a cara dos personagens, decidir se fulano vai ter um nariz comprido ou não, se beltrana vai ter cabelo claro ou escuro, e assim por diante. A parceria com Ruth Rocha já vem de longa data. São da Mariana as ilustrações de "Marcelo, Marmelo, Martelo", por exemplo. Ao todo, ela já ilustrou mais de 200 livros e ganhou quatro prêmios Jabuti. Desenha desde menina. É como se nunca tivesse deixado de brincar.

Ficha técnica
"Almanaque do Marcelo e da Turma da Nossa Rua"
Autoras:
Ruth Rocha e Mariana Rocha
Ilustração: Mariana Marassani
Número de páginas: 128
Preço sugerido: R$ 59
Faixa etária: a partir de seis anos
Link na Amazon: https://amzn.to/2HUQVYR

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.