domingo, 29 de novembro de 2020

.: Escritor Michel Laub é entrevistado por Marcelo Tas no #Provoca de terça


Com apresentação de Marcelo Tas, o programa inédito vai ao ar às 22h15, na TV Cultura e no YouTube. Foto: Nathalie Bohm

Nesta terça-feira, dia 1°, às 22h15, na TV Cultura e no YouTube, Marcelo Tas conversa com o escritor e jornalista gaúcho, Michel Laub no #Provoca. Ele fala sobre seus dois livros "O Tribunal da Quinta-feira" (2016) e o mais recente, "Solução de Dois Estados" (2020), além de comentar sobre sua profissão. 

O livro "Tribunal da Quinta-feira" fala do julgamento que pode pegar qualquer um, o tal cancelamento, cultura em plena atividade nas redes sociais, ou seria antissociais?. Sobre a frase do livro: "Todo linchador age em nome de princípios nobres", Marcelo Tas questiona: como abrir os olhos dos linchadores desses princípios? Laub responde: "A frase é tudo fascista. O que faz diferença porque o fascismo histórico mesmo, lá nos anos 30, era motivado por questões que as pessoas consideravam nobres. É evidente que não era. Mas estavam em nome de um grande ideal. Então isso sempre existiu".

Na segunda parte da edição, Tas conversa com o escritor sobre seu recente lançamento, "Solução de Dois Estados" (2020), que relata o conflito entre os irmãos Alexandre e Raquel. "A ideia de ter dois personagens em que as suas maneiras podem parecer muito desagradáveis, para mim, é muito interessante. Porque a ficção é o único discurso possível em que você consegue mobilizar a atenção de alguém, a sensibilidade, para acompanhar coisas que não são necessariamente agradáveis. Que não tem o bonzinho e o malzinho e uma lição para ser tirada dali, que a vida dele vai melhorar por causa daquilo. Isso foi um pouco a motivação para eu escrever o livro", comenta Michel.

No último quadro, eles refletem quanto à provocação do dramaturgo húngaro, Ferenc Molnár "A carreira do escritor é como a da prostituta, no começo ela faz por prazer, depois para dar prazer aos amigos e por último só pelo dinheiro mesmo". Realização: Fundação Padre Anchieta, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal - Lei de Incentivo à Cultura.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.