quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

.: "O Anel de Giges: Uma Fantasia Ética" é o novo livro de Eduardo Gianetti


“Livre de receio e ameaça de punição legal; liberto das amarras e inibições  da opinião alheia — o que a certeza de impunidade revelaria sobre o caráter  e a alma de cada um?”
. A partir da fábula de Giges, presente no segundo livro da República de Platão, na qual um camponês encontra um anel capaz de lhe conceder o poder da invisibilidade, Eduardo Giannetti faz uma reflexão a um só tempo acessível e erudita sobre a diferença entre ser e parecer.

Em "O Anel de Giges: Uma Fantasia Ética", Giannetti faz reflexão sobre a ética e seus extremos e nuances. O economista parte de fábula sobre o poder da invisibilidade para descrever e desmontar ideais platônico e cristão de honestidade. No livro, São Lucas e Brás Cubas dão exemplos opostos do embate da ética com a desonestidade para que o autor lance uma erudita reflexão filosófica sobre os valores morais que guiam a honestidade.

Investigando o experimento mental de se viver sem impedimentos ou censura social, e pondo à prova os ideais de plenitude e felicidade das tradições filosóficas ocidentais, este livro convida o leitor a pensar o que nos leva a agir como agimos e a ser quem somos.

Eduardo Gianetti nasceu em Belo Horizonte, em 1957. Formou-se em economia e ciências sociais na Universidade de São Paulo e obteve o PhD na Universidade de Cambridge. Foi professor na Universidade de Cambridge, na FEA-USP e no Insper São Paulo. Dele, a Companhia das Letras publicou Autoengano, O valor do amanhã e Trópicos utópicos, entre outros. Foto: Renato Parada. Você pode comprar "O Anel de Giges: Uma Fantasia Ética", de Eduardo Gianetti, neste link.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.