segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

.: MIS e Correios lançam selo exclusivo de John Lennon no dia 25 de janeiro

Homenagem ao astro da música, que é tema de exposição no Museu, o selo comemorativo poderá ser adquirido na loja do MIS e em todas as agências dos Correios no Brasil. Além disso, a exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen estará aberta ao público no dia 25, Aniversário de São Paulo, com entrada gratuita. 

O MIS, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com os Correios, lança, com exclusividade, o selo comemorativo especial John Lennon em Nova York por Bob Gruen. A peça, em desenvolvimento desde meados de 2020, celebra conjuntamente o aniversário de 50 anos do MIS, os 80 anos de nascimento de John Lennon e os 40 anos de seu legado incontornável para a cultura mundial do séc. XX. 

O selo parte de uma imagem cedida pelo fotógrafo Bob Gruen, que integra a exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen, atualmente em cartaz no MIS. A tiragem é única e conta com 400 mil unidades, a serem distribuídas por todas as capitais brasileiras nas próximas semanas. A folha comemorativa de selos estará à venda na lojinha do MIS e agências dos Correios de todo o Brasil. 

Para registrar o lançamento e divulgar o resultado do trabalho de filatelia, o Museu reúne Cleber Papa, diretor cultural do MIS, Ricardo Alexandre, curador da Exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen e Mayra Calandrini - doutora em história e pesquisadora. O encontro acontece dia 25 de janeiro, às 14h, no canal do MIS no YouTube. Além disso, a exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen estará aberta também no dia 25, feriado de Aniversário de São Paulo, com entrada gratuita. 

Dia 25 de janeiro, feriado de aniversário de São Paulo: 12h às 16h, grátis.
Para acessar a exposição, os visitantes terão a temperatura aferida na entrada, deverão utilizar máscaras de proteção (obrigatório), manter distância de dois metros entre as pessoas, respeitar a capacidade máxima de cada sala e ter atenção às lixeiras específicas para descarte de máscaras e lenços. A venda e reserva de ingressos será somente online, pelo site do MIS. A loja do Museu, onde o público encontra o catálogo da exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen, permanece aberta nos mesmos horários do Museu e também seguindo todos os protocolos sanitários. 

Sobre a exposição
Pouco tempo após John Lennon se mudar para Nova York, em 1971, Bob Gruen se tornou fotógrafo e amigo pessoal de John e Yoko Ono. Gruen registrou não apenas sua vida profissional junto a Yoko, mas também vários de seus momentos íntimos. As imagens de mostram Lennon como estrela do rock, artista solo em Nova York após sua saída dos Beatles e ferrenho defensor dos direitos humanos. 

Dividida em sete áreas e apresentada em ordem cronológica, a exposição do MIS conta com curadoria do jornalista Ricardo Alexandre. Entre as áreas, estão: "New York City" (primeira época de John e Yoko em Nova York, esta é a fase de maior atividade política e é marcada pelos problemas com a imigração); "Lost Weekend" (período entre 1973 e 1975, em que John e Yoko ficaram separados, nesta área estão algumas das fotos mais famosas de Bob Gruen); e "Dono de Casa" (Yoko fica grávida e Lennon se retira da vida pública para “cuidar da casa, da mulher e dos filhos”, parte das fotos mais íntimas e exclusivas está nesta seção. 

Exposições virtuais e Acervo Online MIS 
Além da programação digital #MISemCASA, o Museu MIS apresenta cinco exposições virtuais realizadas em parceria com o Google Arts & Culture: "Moventes" (que traz imagens de situações de deslocamento em diferentes tipos de trabalho itinerante); A "Coleção Guilherme Gaensly no Acervo MIS: Uma Paisagem Humana" (que presenta imagens históricas sobre o cultivo do café no interior paulista); "Cinema Paulista nos Anos 1970"; "Lambe-lambe: Fotógrafos de Rua em São Paulo nos Anos 1970" e "A Mulher na Revolução de 32". 

Além das exposições virtuais, o público também pode conferir parte do Acervo MIS que está digitalizado e pode ser acessado neste link. No acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. Tendo como base um banco de dados desenvolvido especialmente para o acervo do Museu, o Acervo online apresenta-se ao público como um instrumento para a exploração dos milhares de itens que fazem parte do acervo MIS. 

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117-4777 | www.mis-sp.org.br 


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.