terça-feira, 12 de janeiro de 2021

.: Museu de Arte Brasileira da FAAP reabre com exposições


O Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB FAAP) reabriu para o público com as exposições em cartaz desde o ano anterior. A instituição também prepara, para o mês de abril, a mostra Café Mundo. Em razão da pandemia da Covid-19, as visitações têm horários reduzidos, das 11 às 17 horas, todos os dias da semana, exceto às terças-feiras. As informações sobre ingressos e reservas gratuitas devem ser obtidas antecipadamente pelo site da instituição: http://www.faap.br/museu.

Exposições em cartaz:
“Da Humanidade: 100 artistas do Acervo”: tem como ponto de partida as ideias expressas por Hannah Arendt no livro “A Condição Humana”, de 1958, no qual a autora faz uma análise sobre o que é específico e genérico do ser humano. A partir desses conceitos, foram selecionadas obras que permitem uma reflexão sobre a vida em sociedade e os trabalhos dos artistas. A exposição está dividida em 10 núcleos: identidade, infância, arte, habitat, urbe, labor, ócio, sagrado, cultura e agruras.

Surface - “Individual Gabriel Wickbold”: com as séries autorais do fotógrafo, construídas por meio de narrativas inspiradas no ser humano inserido em questões cotidianas. Sustentabilidade, envelhecimento, tecnologia, conectividade, luz e corpo são algumas das temáticas exploradas pelo artista. A mostra retrospectiva reúne mais de 100 obras que integram cinco das séries desenvolvidas nos últimos 12 anos.

Futuras Exposições:
"Café Mundo": de 7 de abril a 06 de junho de 2021
A mostra transcorre sobre a importância do café na cultura do Brasil e do mundo, trazendo ao público aspectos de sua produção, impactos históricos, hábitos, saberes e desdobramentos no campo das artes, literatura, música e cinema ao longo dos séculos.

Com cenografia sensorial, a exposição exibirá vídeos, projeções e outros recursos tecnológicos, além de obras do acervo do MAB FAAP, de artistas como Cândido Portinari, Aldir Mendes de Souza, Kátia Fieira, entre outros. Também contará com obras de coleções particulares e de outros museus.

Com curadoria de Marília Bonas e Pedro Nery, parceria com o Museu do Café e MAB-FAAP, a exposição “Café Mundo” é uma iniciativa da Tudo Cultural, realização da Brahmi Cultural, tendo como patrocinador a empresa Syngenta por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

"Paulo Almeida": de 17 de março a abril de 2021
O Mezanino Aberto prestigia artistas que fazem parte da instituição, seja como professor ou aluno. Nesta primeira edição, a exposição apresentará obras do artista Paulo Almeida, contemplado no processo de seleção realizado pelo MAB FAAP entre junho e julho de 2020.

Sua obra, uma instalação inédita composta por três grandes telas, tem o objetivo de explorar a maneira como se relacionam e dialogam com as obras de diferentes épocas, como também a relação com a instituição que a abriga.

Sobre o MAB FAAP
Desde que abriu suas portas pela primeira vez em 10 de agosto de 1961 com a mostra “Barroco no Brasil”, o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) se comprometeu a incentivar e divulgar a arte brasileira. Além de seu acervo próprio que conta com cerca de 3 mil obras de arte a partir do final do século 19, no decorrer dos últimos 58 anos, abrigou exposições marcantes para a história da cultura do País, como a exposição “Toyota – O Ritmo do Espaço” premiada pela APCA em 2018.

Em 2015 foi criada a Coleção MAB-MODA que reúne vestimentas, bonecas e acessórios de estilistas contemporâneos brasileiros, fortalecendo o vínculo entre o museu e a moda, que desde 1989 esteve presente por meio de desfiles e exposições vinculadas ao tema. Cabe destacar que além da pesquisa e organização de exposições de temas pertinentes às artes visuais brasileiras, o MAB incorporou a apresentação de mostras de arte internacional com temáticas de interesse geral que trazem experiências significativas ao público e ampliam a compreensão do fazer artístico e cultural.

Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)
Sustentada em três pilares: tradição, cultura e inovação, a FAAP é hoje um grande polo de educação, com Ensino Médio, 19 cursos de graduação, nas áreas de Exatas e Humanas, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento de curta-duração, presenciais e a distância. Possui também programas de idiomas, intercâmbio e eventos de alto nível que complementam a formação do aluno.  Além de São Paulo, a FAAP está presente em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

#ResenhandoIndica

20 20 20
Tecnologia do Blogger.