quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

.: Do desespero da máquina de lavar quebrada à abençoada solução


Por: Mary Ellen Farias dos Santos*

Os tempos são outros, mas a certeza é antiga. Quando uma máquina de lavar deixa de funcionar normalmente, toda mulher se descabela. Aqui em casa eu até a chamo de amiga ou amiguinha. Realmente é! 

A minha, herança do meu irmão, estava funcionando maravilhosamente até fazer um barulho horrível quando foi centrifugar. Moramos em apartamento. A máquina fica no cantinho da área de serviço que é pequena... Assim, o barulho ecoou! E a sensação foi de que todo o prédio ouviu o barulhão.

Corri do quarto dos fundos até a minha amiguinha e percebi que a roupa estava embolada, literalmente. A máquina juntou as peças e formou uma bola. Reorganizei as roupas, certa de que o barulho havia sido provocado por aquilo. Apertei o botão para retomar o processo e... o tal barulho logo ecoou no lugar mais uma vez.

Maridão ligou para a Porto Seguro, pois oferecem serviço técnico de visitas para eletrônicos aos assegurados -no caso, é do nosso veículo. Agendou a visita para termos o diagnóstico do problema e nos apareceu o senhor Gilberto. Ele veio no sábado, usando máscara e protetores nos calçados, entrou no nosso apê, ergueu a máquina, entrou por baixo dela para ver tudo e falou: Precisa comprar um novo atuador.

Com a modernidade, não há mais papel de pedido da peça e até a assinatura é feita no próprio celular do técnico. Nem ousei escrever ali, pedi para o maridão assinar. Rimos muito, pois a letra escrita com o dedo indicador fica igual a de uma criança que está aprendendo a escrever. Fiquei curiosa sobre como era a peça, mas a internet tem tanto material que da foto cheguei a um vídeo sobre a função e como acontecia a troca. 

Na segunda-feira providenciamos a peça e maridão marcou o retorno. No dia seguinte, o senhor Gilberto, de máscara e protetores nos calçados, entrou, repetiu o procedimento de erguer a máquina, tirou a peça quebrado, colocou a peça nova agilmente e ainda me ensinou que é possível alterar algumas funções da máquina, dependendo da lavagem a ser realizada. Algo que eu acreditava não poder, pois não tenho o manual do aparelho. 

Ah! Quanto custou a peça nova? R$ 48,00. Se estou feliz? Demais. Depois fiquei pensando em como é incrível quem conhece as máquinas. Orei pelo senhor Gilberto, o técnico. Lembrei também do meu amigo mecânico Durval. Que mente abençoada a dessas pessoas, né? 


*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura, licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos e formada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Twitter: @maryellenfsm

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.