sexta-feira, 19 de março de 2021

.: Os 40 anos de acontecências musicais de Cláudio Nucci



Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico musical.

Claudio Nucci está comemorando 40 anos de carreira solo brindando os fãs e amantes da MPB com um novo disco, revisitando seus maiores sucessos e apresentando canções inéditas, que seguem a receita de seus trabalhos anteriores. Em entrevista para o Resenhando, ele conta detalhes desse novo trabalho e explica como o período no grupo vocal Boca livre foi importante para sua formação musical, além de comentar o atual panorama para os artistas em meio a pandemia do Covid 19. “Sentimos falta do palco, das reações imediatas, de ouvir o púbico cantando junto”.

Resenhando - Nesse seu novo trabalho você só revisita as canções marcantes de seus 40 anos de carreira ou tem material inédito? Fale sobre o conceito desse trabalho.
Claudio Nucci -
Comemorar 40 anos de gravações e publicações é especial, por isso eu resolvi catar o que de mais querido do público eu tenho, e que represente bem minha história na música. Cheguei a 10 canções que já foram gravadas e que são importantes, entre meus lançamentos. E, claro, comemorar sem mostrar algo novo, não vale. Então tem três novas músicas. O conceito é inovar nos arranjos, em que escolhi levadas de violão mais vigorosas e rasqueadas pra músicas que antes tinham violões dedilhados. Mas tem também violões dedilhados. De resto, baixo, ritmo, instrumentos de sopro, cordas, enfeitando a sonoridade.


Como o período no Boca Livre ajudou a moldar sua formação musical?
Claudio Nucci -
O período do Boca para mim foi a consolidação de uma fase anterior, a do Semente, que foi um grupo bem bacana. Foi uma época em que surgiram músicas como "Toada", "Quero Quero" e "Acontecência", por exemplo. Daí, ganhei experiência em estúdio, em cantar junto, em me apresentar no palco. Foi muito bom conhecer outros artistas através dessa experiência também.


Sua carreira solo conta com discos gravados em parceria com o Zé Renato, que foram bem recebidos pela crítica. Vocês pensam em repetir a parceria?
Claudio Nucci -
Já andamos fazendo shows por aí recentemente e tudo pode acontecer. Temos músicas boas e inéditas ainda.


Um de seus primeiros sucessos foi "Acontecência", que tocou bastante nas rádios na época do lançamento. Como se deu a inspiração para esse seu hit?
Claudio Nucci - "
Acontecência" tem letra de Juca Filho, que teve uma vivência de infância no interior, como eu. Minha inspiração veio ao ouvir um disco do Marcus Pereira, um pesquisador de música daquela época e que tinha um selo de música regional brasileira.


Recentemente você reuniu a banda Zil, que formou no final dos anos 80 com outros músicos conhecidos, como Ricardo Silveira. Como foi essa experiência?
Claudio Nucci -
Foi como um renascimento do projeto de fazer música instrumental misturada com música com letra, que o Semente fazia também. E, claro, conviver com todas essas feras, de quem sou amigo até hoje.


Você gravou disco com canções de Dorival Caymmi e também canções de Nelson Cavaquinho. Você pensa em produzir um outro disco como intérprete no futuro?
Claudio Nucci -
Sim, temos um cancioneiro riquíssimo e que merece toda a sorte de projetos. O Brasil é um baú e tanto!


Como tem sido esse período da pandemia para os músicos em geral?
Claudio Nucci -
Tem sido bem sofrido, porque sentimos, mais do que a diminuição das oportunidades de trabalho, que é um problema de todas as categorias profissionais e com as quais nos solidarizamos, a falta do contato com o público, do palco, das reações imediatas, de estar com gente por perto, cantando junto.

"Quero Quero"


 "Acontecência"

"Sapato Velho"


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.