sábado, 5 de junho de 2021

.: "Insônia - Titus Macbeth" estreia temporada online


Na trama, Lady Macbeth, interpretada por Djin Sganzerla, conduz a uma história de ambição e assassinato, enquanto Titus, interpretado por Helena Ignez, em sua insana busca por vingança.

Com dramaturgia de Sérgio Roveri e André Guerreiro Lopes, dia 05 de junho, às 20, estreia "Insônia - Titus Macbeth", espetáculo criado a partir de duas das maiores tragédias de William Shakespeare, protagonizadas por Helena Ignez e Djin Sganzerla. A direção é de André Guerreiro Lopes. As apresentações acontecerão, gratuitamente, de 5 a 30 de junho, sempre às 20h, retirada de ingressos através da plataforma Sympla.

"Insônia - Titus Macbeth" foi apresentado no Sesc Paulista em setembro de 2019, com temporada de sucesso absoluto de público, tendo todas sessões esgotadas, rendendo duas indicações para o Prêmio Shell. Melhor atriz, Helena Ignez e melhor figurino Simone Nina, que recebeu o prêmio, além de indicações como Melhor Direção, Melhor Espetáculo e Melhor Dramaturgia Sonora no Prêmio Aplauso Brasil. Em sua concepção, havia a ideia de transposição de princípios do cinema para a cena, mas não de uma forma explícita.

Ao invés da encenação ser feita em palco italiano, onde o espectador tem um ponto de vista fixo e ideal, o diretor André Guerreiro, colocou o público dentro da ação, imerso na cena, livre para circular entre os atores e o cenário durante a apresentação. Dessa forma o espectador escolhia a cada momento seu ponto de vista pessoal para as violentas tragédias de "Macbeth" e "Titus Andronicus", um ponto de vista que era fluido e demandava uma atitude, como se cada indivíduo do público fosse uma câmera: livre para escolher em que focar, podendo assistir a cenas em “close” aproximando-se dos atores, em “plano geral” distanciando-se da cena, fixo em um local específico, em “travelling” caminhando durante a apresentação, etc. Havia essa ideia de imersão total, para que o público não ficasse passivo. Caixas de som foram espalhadas por todo o teatro, para um ambiente sonoro polifônico, de 360º, como em uma sala de cinema. 


Transposição da cena para o áudio visual:
Para a versão online do espetáculo o processo foi revertido, transpondo os princípios estéticos da cena para o audiovisual. A peça foi filmada em três planos sequências durante três apresentações distintas, com os cinegrafistas fazendo exatamente o mesmo papel do público: deslocando-se livremente por entre os atores, escolhendo a cada momento novos pontos de vista, decidindo enquadramentos no calor da hora.  Esse material inédito forma o conteúdo principal da edição da versão online, que contará ainda com algumas cenas de ensaio, em uma montagem que embaralha os tempos: há o tempo teatral da ficção, o tempo distinto de quando cada filmagem foi feita e o tempo passado dos ensaios, tudo isso presentificado no hoje, na experiência do espectador em casa durante a pandemia.  

 A trilha sonora original, a voz e os instrumentos tocados pelos atores durante o espetáculo foram todos retrabalhados na versão online, usando a tecnologia da sonoridade binaural, que proporciona para o público remoto uma experiência sonora única, de 360º, criando a clara impressão de que os sons surgem de direções e distâncias distintas. A voz do ator, por exemplo, ora parece surgir ao lado do espectador, a poucos centímetros de distância, ora parece vir de muito longe. Os sons podem “andar” de um lado para o outro, como se estivessem sendo criados dentro da casa de quem assiste. Para a experiência completa dessa espacialização sonora, o espectador de casa deverá assistir ao espetáculo com o uso de fones de ouvido.  

A versão remota da peça, dessa forma, terá uma linguagem audiovisual própria, distinta da montagem presencial, mas que reconstrói o conceito principal: colocar o espectador no centro do jogo, imerso em universo singular.  

Sobre a concepção
Nessa montagem, assinada por André Guerreiro Lopes, Macbeth e Titus Andronicus, duas das mais intrigantes tragédias de Shakeaspeare se fundem no espetáculo, que proporciona, ao espectador em casa, uma experiência imersiva. 

Na trama, Lady Macbeth, interpretada por Djin Sganzerla, nos conduz por uma história de ambição e assassinato, enquanto seguimos Titus, interpretado por Helena Ignez, em sua insana busca por vingança. As câmeras circulam livremente entre os atores em uma grande instalação, criando para o espectador a sensação de estar dentro do palco, junto dos personagens. A trilha sonora binaural completa a experiência, criando efeitos sonoros tridimensionais, sons e vozes que parecem vir de todas as direções.


Ficha técnica:
Espetáculo: "Insônia - Titus Macbeth"
Texto: a partir das obras "Titus Andronicus""Macbeth" de William Shakespeare
Dramaturgia: Sérgio Roveri e André Guerreiro Lopes
Tradução de "Macbeth": Marcos Daud
Direção e Concepção: André Guerreiro Lopes
Elenco: Helena Ignez, Djin Sganzerla, Michele Matalon, Samuel Kavalerski, Dirceu de Carvalho e Camila Bosso
Cenografia e figurinos: Simone Mina
Concepção sonora e música: Gregory Slivar
Iluminação: Marcelo Lazzaratto
Assistente de direção: Samuel Kavalerski
Câmeras: André Guerreiro Lopes e Cassandra Mello
Edição: Sergio Gag
Fotografia: André Guerreiro Lopes e Cassandra Mello
Mídias sociais: Gabriela Carvalho e Txai Ferraz 
Assessoria de imprensa: Morente Forte Comunicações
Assessoria de transmissão online: Flávio Flocke 
Produtora executiva: Deivid Miranda e Roberta Carvalho 
Idealização: Alexandre Brazil, André Guerreiro Lopes e Djin Sganzerla
Coordenação de produção: Vanda Dantas
Direção de produção: Alexandre Brazil
Realização artística: Escritório das Artes, Estúdio Lusco-Fusco e Inima Produções
Parte deste projeto foi realizado com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc para a Cidade de São Paulo.


Serviço
Espetáculo: "Insônia - Titus Macbeth"
Nova temporada online
Classificação: 14 anos. Duração: 80 minutos
De 5 a 30 de junho de 2021.
Segunda a domingo, às 20h
Reserve seu ingresso gratuito
Na plataforma da Sympla
www.sympla.com.br
Sessões extras às quartas e aos domingos às 16h com legenda em inglês.
Observação: não haverá apresentações entre os dias 14 e 18 de junho


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.