sexta-feira, 20 de agosto de 2021

.: “Dom Pedro I - Bastidores de Um Musical”, o espetáculo em podcast


Com músicas e letras de Wladimir Pinheiro e Cássia Raquel, espetáculo tem direção e roteiro de Glauver Souza.


Formato ainda inédito no Brasil, “Dom Pedro I - Bastidores de Um Musical” é um podcast em quatro episódios com mais de 15 canções originais que será distribuído gratuitamente e poderá ser acessado de qualquer lugar. A ideia é um projeto antigo do idealizador Rafael Nogueira, criador do podcast “Musical Cast”, que desejava há muito tempo reunir amigos para criar um musical nesse formato. 

Com o início da pandemia e todos os teatros fechados, foi o momento mais propício para colocar o projeto em prática. O metamusical aborda os bastidores da montagem de um grande musical, começando pelas audições, passando pelos ensaios, até chegar ao dia da grande estreia. Porém, até esse momento, muitos conflitos e eventos preocupantes acontecerão nos bastidores, afetando candidatos, elenco e produção.

É chegado o grande dia da audição para o musical “Dom Pedro I - Um Musical Brasileiro” e a produção está a postos esperando os participantes para as audições de canto e dança. O diretor Fernando Amadeu e sua fiel escudeira, a produtora Glória, estão agitados aguardando a chegada do ator que fará Dom Pedro I, um convidado da produção, o ator de novelas e galã Reginaldo Valêncio. Porém, enquanto as audições estão chegando ao fim, a grande estrela desaparece, colocando a produção em pânico e todo o elenco presente como suspeitos do desaparecimento do ator. Agora, além de se preocupar com a montagem desse espetáculo, a produção também precisará lidar com o sumiço repentino do protagonista convidado.


Episódios:
Ato 1 – "Uma Audição como Outra Qualquer"
Ato 2 – "Os Miseráveis Suspeitos"
Ato 3 – "Esse Ensaio É Um Crime"
Ato 4 – "Esse Musical É Um Sucesso"


Elenco e equipe criativa:
Wladimir Pinheiro (Felipe Rômulo/Dom Pedro I): v
encedor do Prêmio Shell 2020 na categoria Melhor Música, ingressou no meio teatral em 2002, no Cabaré Filosófico de Domingos Oliveira. Cantor, ator, músico e compositor, esteve em cena sob direção de nomes como Paulo Betti (A Canção Brasileira), Sérgio Brito (Ópera Macbeth), Aderbal Freire Filho (Orfeu), Charles Möeller e Claudio Botelho (Milton Nascimento – Nada Será Como Antes), Gustavo Gasparani (SamBRA, Zeca Pagodinho – Uma História de Amor ao Samba) e João Fonseca (Company), entre outros. Atua como diretor musical, arranjador e compositor em espetáculos de variados gêneros, como em "Os Dez Mandamentos – O Musical" e o premiado espetáculo "As Comadres" (dirigido por Ariane Mnouchkine do Théâtre du Soleil – Paris). Atualmente também está no elenco de "A Cor Púrpura", interpretando o personagem Mister.

Cássia Raquel (Suzane Lins/Domitila): bacharel em Canto pela UFRJ e pós graduanda em Gestão Escolar na USP, completa neste ano uma década de carreira em teatro musical, incluindo grandes sucessos como "Hair", "Milton Nascimento – Nada Será Como Antes", "Simonal", "Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos", "Les Misérables" e "60! Doc. Musical", entre muitos outros, sob direção dos mais respeitados diretores dessa geração. Também tem seu próprio estúdio de aulas, onde aplica seu método "Do Berro ao Belting" e, nas redes sociais, se dedica ao seu canal do YouTube com vídeos de variados temas, com séries especiais como o "Doses de Loucura" e "Sala de bate-papo".

Rodrigo Naice (Reginaldo Valêncio/Narrador): ator, cantor, humorista e Bacharel em Artes Cênicas pela UNIRIO. Atuou nos espetáculos: “Company” (direção de João Fonseca), “70? Década do Divino Maravilhoso”, em que foi indicado ao Prêmio Cesgranrio e ao prêmio Botequim Cultural como melhor ator em teatro musical, “60! Década de arromba” (ambos com direção de Frederico Reder) e “O Mambembe – Um Musical Brasileiro” (direção de Rubens Lima Jr.), quando também foi indicado ao prêmio Botequim Cultural como melhor ator em teatro musical.

Marino Rocha (Fernando Amadeu – o diretor): ator, cantor, autor e produtor teatral, formado pela CAL/RJ, tem 24 anos de carreira e 30 espetáculos teatrais em seu currículo. Os últimos trabalhos em musicais foram “Cinderella”, “Dançando no Escuro” e “S’imbora – O Musical”. No cinema, atuou nos filmes “Tô Ryca 2”, “Como é Cruel Viver Assim”, "Um Namorado Para Minha Mulher” e no sucesso “Fala Sério, Mãe”. Na televisão, esteve na terceira temporada da série "Questão de Família" da GNT. Outros trabalhos importantes incluem o espetáculo "Como Me Tornei Estúpido", em que foi ator, idealizador e produtor; e a ópera “O Elixir do Amor" de Gaetano Donizetti, com direção de Daniel Herz, quando foi indicado ao Prêmio Botequim Cultural como Melhor Ator. Por sua atuação na peça "Fonchito e a Lua", dirigido por Daniel Herz, ganhou o Prêmio CBTIJ de teatro como Melhor Ator Coadjuvante. Também atuou em “Hamlet”, dirigido por Marcus Alvisi, produzido e estrelado por Diogo Vilela; “Sábado, Domingo e Segunda”, produzido e estrelado por Nicette Bruno e Paulo Goulart, e “Ricardo III”, com direção de Antônio Pedro Borges.

Ana Nehan (Glória – a produtora/Judite): atriz formada em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e pós-graduada em Interpretação para Musical pelo Célia Helena Centro de Artes e Educação. Participou das montagens cearenses dos musicais "Hairspray" e "Company" e, em São Paulo, atuou nos espetáculos "Rodriguianas – Um Ensaio Musical", com direção de Amanda Acosta, "Do Outro Lado da Rua", com direção de Herbert Bianchi e "Max" com direção de Diogo Villa Maior. No audiovisual, protagonizou a série educativa "Residência Médica".

Larissa Carneiro (Miriam): atriz e cantora. Graduou-se em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE em 2009 e em 2016 finalizou o Curso Técnico em Teatro Musical pela 4Act Performing Arts, em São Paulo. Integrou grandes e pequenas produção musicais no eixo Rio-SP como "O Frenético Dancin' Days – O Musical", dirigido por Deborah Colker; "Dona Ivone Lara – O Musical", pela Fato Produções; e o premiado musical autoral brasileiro "Se Essa Lua Fosse Minha", de Vitor Rocha. No audiovisual, já fez workshops para cinema com Fátima Toledo, Margie Harber e Nancy Bishop, além do curso profissionalizante para TV na escola Wolf Maya em São Paulo com Samantha Dalsoglio. Atualmente é apresentadora da Live Store Claro Brasil.

Carol Berres (Fabiana): originalmente de Santa Catarina, decidiu ir para o Rio de Janeiro para estudar teatro e se formou na Faculdade CAL de Artes Cênicas em 2018. Ela sempre gostou de cantar, mas acabou entrando nos musicais fazendo cursos e entrando em cartaz em musicais como “A Festa Selvagem” da CAL e “Matilda” do Ceftem. Em São Paulo, esteve em cartaz com a peça “O Percevejo” e também fez parte do minúsculo elenco de [nome do espetáculo], como a engraçada Heidi.

Jessé Bueno (Julio Vieira/José Bonifácio): bacharel em Canto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, atua na cena lírica e musical brasileira desde 2008. Atuou em dezenas de óperas e musicais, com destaque para o protagonista Quintino, na estreia mundial da ópera "O Diletante", de João Guilherme Ripper. Atuou também no musical "Os Tropicalistas" sob direção de Ciro Barcelos e Jules Vandystadt, com arranjos de Tim Rescala. No musical "O Rei da Vela", foi dirigido por Allan Resende e Marcelo Castro. Em 2018, assinou a direção musical do espetáculo Tropicália Cardboard no Festival Internacional de Dança de Joinville, sob a curadoria de Ana Botafogo. Em 2019, foi protagonista da ópera "O Elixir do Amor", sob regência de Silvio Viégas e direção de Menelick Carvalho. No mesmo ano, foi solista na estreia mundial da obra "Porquê" de Villani Côrtes sob a regência do Maestro Eder Paolozzi. Além da experiência nos palcos, o artista possui uma vasta participação como cantor em campanhas publicitárias e trilhas sonoras de novelas, com destaque para a abertura do programa de TV Fantástico e a campanha da Copa do Mundo no Brasil.

Lucas Cândido (Wagner Rios/Cipriano Barata): formado pelo curso profissionalizante de Teatro Musical do SESI. Entre seus principais trabalhos, foi Rei Julien em “Madagascar”; Rogério em “Aparecida – Um Musical de Walcyr Carrasco”; Posh Boy/Small Boy em “Billy Elliot”; Seymour em “A Pequena Loja dos Horrores”; Linguado em “A Pequena Sereia”; Joly em “Les Miserables” e fez parte do histórico e renomado grupo “Dzi Croquettes” de Ciro Barcelos. Também atua como arte-educador ministrando aulas e workshops pelo Brasil.

André Luiz Odin (Afonso Marcos – O coreógrafo/Padilha): bailarino, ator e cantor, iniciou os estudos artísticos aos 9 anos. Integrou os elencos oficiais da Faces Ocultas Cia. De Dança (Salto/SP) e Ballet Stagium (São Paulo/SP). Estreou no teatro musical atuando em diversos espetáculos infantis com a Cia. Black and Red. Fez parte do “O Musical Mamonas” como Ensemble/Cover Júlio e da turnê oficial como Rick Bonadio/Anjo. Também participou do worksession de “Newsies”, e da ópera "Viúva Alegre", no Theatro Municipal de SP. Seus últimos trabalhos foram em “Bibi – Uma Vida em Musical”, “Billy Elliot – O Musical”, como Sr. Braithwaite, e em “Zorro, Nasce Uma Lenda", como Sargento Garcia e Trupe. Atualmente, também está em cartaz com “Summer – Donna Summer Musical” como Brian Edwards, Helmut Sommer e Cover Neil Bogart.

Glauver Souza (Roteiro/Direção): graduado em Artes Cênicas pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) em 2010. É diretor, ator e versionista. Esteve à frente do grupo Ás de Teatro, que segue uma linha de pesquisa em teatro musical desde 2009 em Fortaleza, no Ceará. Como diretor, foi responsável pelas adaptações de musicais como Hairspray (Você Não Consegue Parar, 2009 a 2011), Company (Companhia, 2011 a 2017) e A Chorus Line (Audições Abertas – O Musical, 2012). Ganhou o prêmio Destaques do Ano em Fortaleza como Melhor Diretor (2009, 2011 e 2013) e Melhor Espetáculo Adulto (2009, 2011, 2012 e 2013). Em 2013, iniciou o projeto autoral “Prometemos Não Chorar – Um musical de classe!" que, em seis anos em cartaz, alcançou um público de mais de 25.000 espectadores. Entre 2014 e 2018, foi professor e diretor de teatro no Studio de Dança Michele Borges, onde trabalhou na concepção, no roteiro e na montagem de sete espetáculos musicais, incluindo uma livre adaptação de "Hamilton".


Ficha técnica:
“Dom Pedro I – Bastidores de um Musical”
Letra e música:
Cássia Raquel e Wladimir Pinheiro | Diretor musical: Wladimir Pinheiro | Arranjos vocais: Cássia Raquel |  Texto e direção: Glauver Souza | Produção, edição e finalização: Rafael Nogueira | Criação visual: Alexandre Furtado | Revisão ortográfica: Alene Botareli | Elenco (resumido): Wladimir Pinheiro (Felipe Rômulo/Dom Pedro I), Cássia Raquel (Suzane Lins/Domitila), Rodrigo Naice (Reginaldo Valêncio/Narrador), Marino Rocha (Fernando Amadeu – o diretor), Ana Nehan (Glória – a produtora/Judite), Larissa Carneiro (Miriam), Carol Berres (Fabiana), Jessé Bueno (Julio Vieira/José Bonifácio), Lucas Cândido (Wagner Rios/Cipriano Barata) e André Luiz Odin (Afonso Marcos/Padilha).

Serviço do podcast musical: lançado no dia 13 de agosto de 2021 em todas as plataformas digitais. https://linktr.ee/dompedromusical e http://www.instagram.com/dompedromusical


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.