sexta-feira, 27 de agosto de 2021

.: Em 10ª edição, Festa do Livro em Santos será online pela primeira vez


A edição homenageia a memória do sociólogo Celio Nori, coordenador geral do Fórum da Cidadania de Santos por sua luta pela democratização da leitura e inclusão social. Diversos escritores e artistas se encontram por meio de oficinas, bate-papos, lançamentos de livros, rodas de conversa, saraus, apresentações musicais, contação de histórias, além de artes cinematográficas, visuais e outras

Na programação bate-papo sobre a Semana de 22 (SAT22/BS) e a democratização da cultura com Flávio Viegas Amoreira, Ademir Demarchi e Márcio Barreto; Varal e Roda de Bordado com o Coletivo Linhas de Santos; lançamento de livros dos autores Bartolomeu Pereira de Souza, Sérgio Sérvulo, Ornella Rodrigues e Ana Lucia dos Santos, seguido de apresentações musicais com o coletivo Percutindo Mundos, além dos artistas Luiz Nila, Mel Dominguez, Michelle Carneiro, Laert Sarrumor (Lingua de Trapo) e Rogério Baraquet; contação de histórias com Cora Corina de Assis, curta metragens, sarau de poesia e slam.

A Festa do Livro encerra suas atividades homenageando o ativista Celio Nori por sua luta pela inclusão social e pela democratização da cultura. Sociólogo, foi fundador e coordenador do Fórum da Cidadania, Secretário de Esportes na cidade de Santos e gerente do Sesc na mesma cidade.

Inserida no Calendário Oficial da Cidade (Lei 3138/2021) conforme projeto de Lei apresentado pelo vereador Chico Nogueira, todas as atividades são gratuitas e on-line. Com Curadoria de Márcio Barreto e Flávio Viegas Amoreira e idealizado pelo Fórum da Cidadania de Santos conta com a parceria da Prefeitura de Santos, Secretaria de Cultura de Santos, Imaginário Coletivo de Arte e Associação dos Artistas.


Evento
O Fórum da Cidadania de Santos organiza a festa desde 2015 com o objetivo de promover um amplo movimento na cidade de Santos a favor do livro. Essa era a motivação de Helle Alves (in memoriam), jornalista, escritora, idealizadora e mobilizadora da ação. Trata-se de um evento que simboliza a luta pela democratização do livro, o acesso à cultura e a inclusão dos jovens por meio da literatura. Acompanhe: www.facebook.com/forumdacidadaniadeSantos e https://forumdacidadania.org.br.


Programação
14 horas – O Livro em Festa!
Festa do livro: O histórico da Festa do Livro com depoimentos em homenagem à memória de Celio Nori. Com Dr. Sérgio Sérvulo, Marly, Luiz Soares, Ellis, Flávio Amoreira e outros.

14h20 - O Livro Livre (live)
A democratização da leitura e a Semana de Arte Moderna de 22. Com Ademir Demarchi, Flávio Viegas Amoreira e Márcio Barreto

15h – Ganesha ou o Mistério do Mundo (live)
Apresentação literomusical com o coletivo Percutindo Mundos.

15h20 – O dom da Palavra
Lançamento dos livros “Moralis Institutio” de Sérgio Sérvulo

15h40 – O Livro Voa (live)
Contação de história com Cora Corina de Assis.

16h – Santos, Cidade Libertária (live)
Oficina sobre a história e a luta do povo afrodescendente em Santos. Com o escritor Bartolomeu Pereira de Souza e o ilustrador Kleber Nunes.

16h20 – Caiçara, Sim Senhor
Raízes da brasilidade na Baixada Santista. Com a pesquisadora Eli Cardoso.

16h40 – Vênus em Touro
A mulher negra em tempos normativos e rotulantes. Com a escritora Ornella Rodrigues.

17h00 – Coletivo Linhas de Santos
Lançamento do livro em comemoração ao centenário de Paulo Freire. Com Roda e Varal de Bordado.

17h40 – O segredo dos pássaros (live)
Como transformar a vida em contos. Com Ana Lucia dos Santos.

18h - A Poética da Palavra (live)
Poesia que pulsa. A poética do Rap com Mel Dominguez.

18h30 – Políticas públicas e literatura
A importância das políticas públicas para a divulgação da literatura. Com Chico Nogueira.

19h – Sarau do livro
Sarau de poesia com apresentação musical de Laert Sarrumor e Rogério Baraquet.

20h – Celio Nori, Presente!
Homenagem à memória de Celio Nori e sua história de luta social.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.