sábado, 28 de agosto de 2021

.: "À Espera dos Girassóis": as poesias de Solange Sólon Borges

A poesia brasileira está em festa. Tudo porque está sendo lançado "À Espera dos Girassóis: Poesias de Amor e Espera", o novo livro de poesias da jornalista Solange Sólon Borges, lançado pela editora O Artífice, com a proposta de tornar possível um passeio pela casa – a sólida, que nos habita, mas que leva à estrutura interior, repleta de sonhos e expectativas, chegadas e partidas, emoções e naufrágios.  

Neste livro, a prosa poética é tratada com intensidade: “Há dias de sol tão forte que me abro inteira - feito cortinas -, assim as perdas queimam e secam as cicatrizes. Quero violetas com flores porque o trabalho de cura é só meu”, um exemplo de comparação do jardim exterior e interno, com os quais a autora brinca.

Os poemas foram agrupados em função dos motivos tratados: Jardins Regulares – uma brincadeira com o título de seu primeiro livro, Jardins Irregulares –, Motivos de Chegadas, A Casa dos Sabores, Cotidianos, A Linguagem das Águas, As Estações do Amor (Temporais, Verão, Primavera, Outono, Inverno).

Na parte dedicada às estações, pode-se ler: “As estações têm sempre a porta aberta para o segundo verão. Na turbulência dos girassóis exuberantes, você surge com o sorriso ávido de flores e ervas aromáticas e percebo que não estou apenas diante de um corpo absolutamente másculo à vontade em si mesmo. Mas um rosto com seu depoimento de fera e história, com a sua biografia de barcos que atravessaram outros mares em busca das cartas celestiais”, ao se referir aos cheiros domésticos e à essência das flores, mas acima de tudo à profundidade que existe no feminino. “Suspiramos depois do amor, possuídos um do outro, quando um bafeja seu espírito no interior do seu contrário”, é outro exemplo do que se pode esperar do amor, alicerce entre pares, e deste livro.

Sobre a autora
Solange Sólon Borges é paulistana, jornalista, especialista em comunicação, mestra em Estudos Culturais (Filosofia/USP Leste). Seu primeiro livro de poesias publicado foi "Jardins Irregulares", mas também transita pelo gênero conto ("Janelas Abertas para Uma Canção Desesperada"), romance ("Todos os Homens são Girassóis"), e ainda conta com títulos infantis ("A História do Cachorro Cheirudo", "Meninas Também Crescem", "A História do Bichinho Gordão").

Você pode comprar "À Espera dos Girassóis: Poesias de Amor e Espera", escrito por Solange Sólon Borges, publicado pela editora O Artífice, neste link.

Ficha técnica
Livro: "À Espera dos Girassóis: Poesias de Amor e Espera" | Autora: Solange Sólon Borges | Editora: O Artífice | Páginas: 80 | Formato: 14x21 cm | Link do livro na Amazon: https://amzn.to/3gFBe6u

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

  1. Solange é de um encanto visceral. Impossível ler apenas um poema do livro! Quando termina um, sem perceber, os olhos já passeiam na página ao lado, e na seguinte, e espera pela próxima página. "À Espera dos Girassóis" é envolvente, como se a autora tivesse lapidado cada pétala, cada palavra, cada vírgula. E o projeto gráfico é primoroso, verdadeira moldura para um quadro de beleza tão inebriante. Viva a poesia! E que venham mais flores dos jardins de Solange Borges.

    ResponderExcluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.