segunda-feira, 16 de agosto de 2021

.: Livro revela curiosidades picantes de D. Pedro II, protagonista de novela


Você sabia que D. Pedro II está tão em alta que até virou personagem de "Nos Tempos do Imperador", nova novela da TV Globo? Além de ser uma das personalidades mais icônicas do Brasil, existem muitos segredos e curiosidades sobre a família real brasileira. Quem diria que Dom Pedro II seria assim tão enigmático e o livro "D. Pedro II – A História Não Contada: O Último Imperador do Novo Mundo Revelado por Cartas e Documentos Inéditos", de Paulo Rezzutti , publicado pela editora Leya Brasil, comprova isso. E dizem que rainha de verdade é só aquela senhora britânica. Que nada! Se quiser saber mais, continue lendo este texto.

Em "D. Pedro II – A História Não Contada", o escritor e pesquisador Paulo Rezzutti lança mão de cartas e documentos inéditos para revelar a história não contada do último imperador do Brasil. Do príncipe que se tornou regente ainda menino ao monarca de espírito republicano que morreu no exílio, a obra preenche muitas lacunas com uma extensa pesquisa em documentos, cartas e diários para iluminar a vida um homem que esbanjava cultura e cuja intimidade era bem mais intensa do que as barbas brancas em seus retratos mais famosos podem fazer supor. 

Depois de desmistificar D. Pedro I e D. Leopoldina, recolocar as grandes personagens femininas de nosso passado em seu devido lugar de destaque na coleção "Mulheres do Brasil" e narrar o romance que abalou o Primeiro Reinado em "Titília e o Demonão", Rezzutti apresenta um D. Pedro II muito além do imperador e do mito no novo volume da série "A História Não Contada". Antesa de ler o livro, quer saber algumas curiosidades? Então, segue o fio!

  • Pedro II ou, como diriam os íntimos, Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Miguel Gabriel Rafael Gonzaga foi o primeiro imperador nascido no Brasil. 

  • O imperador, porém, não foi o primeiro herdeiro de seus pais. Teve dois irmãos que morreram jovens – um no nascimento e o outro com 11 meses – D. Miguel e D. João Carlos. 

  • Acreditava-se que os primogênitos homens morriam devido a uma maldição. Por isso, todos os meninos deveriam ser apresentados à Igreja e a família deveria ser frequentadora de missas e doar esmolas. 

  • Com a ida do pai para Portugal, D. Pedro II, com cinco anos, foi induzido a uma rotina de estudos e aprimoramento para que, no futuro, pudesse governar o Brasil com excelência, sem ter oportunidades para ser uma “criança”. Quando subiu ao trono, foi reconhecido por ser um grande governante. 

  • Devido a conflitos internos com pessoas poderosas por conta da Lei Aurea, Dom Pedro II e toda família imperial foram exilados do Brasil 

Gostou destas curiosidades? Todas foram retiradas do livro de Paulo Rezzutti, que está à venda no Amazon. Você pode comprar "D. Pedro II – A História Não Contada", escrito por Paulo Rezzutti, publicado pela editora Leya Brasil, neste link.


Ficha técnica
Livro: "A Invisibilidade do Tradutor: Uma História da Tradução" | Autor: Paulo Rezzutti |  Editora: Leya Brasil | Link do livro na Amazon: https://amzn.to/3g4wpTP.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.