quinta-feira, 26 de agosto de 2021

.: "Seja Como a Água": filha de Bruce Lee revela a filosofia que o tornou imortal


"Seja Como a Água" apresenta os ensinamentos e a filosofia de Bruce Lee por meio de memórias contadas por sua filha. A obra, lançada pela Editora Alaúde, conta com reflexões escritas pelo artista e lições que se aproximam de conceitos como mindfulness e resiliência.

Bruce Lee
foi artista marcial, ator e diretor. Alcançou fama internacional na década de 1970, quando estrelou filmes como "A Fúria do Dragão" e "O Voo do Dragão", essenciais para a divulgação das artes marciais orientais no ocidente. Seu legado como pensador e filósofo é transmitido no livro "Seja Como a Água - A Filosofia de Vida e os Ensinamentos de Bruce Lee", escrito por sua filha, Shannon Lee, que chega às livrarias brasileiras pela editora Alaúde

Ao longo de dezcapítulos, Shannon compartilha os ensinamentos de seu pai entrelaçados a relatos sobre a vida dele, desde criança, quando era considerado encrenqueiro pelos adultos, passando pelo início dos treinos em artes marciais aos 13 anos, o desenvolvimento do Jeet Kune Do, uma filosofia e arte marcial desenvolvida por Lee, e o sucesso alcançado pelos filmes que estrelou e dirigiu.

O título do livro tem origem em uma famosa fala de Bruce Lee, presente nas primeiras páginas e que introduz o leitor à obra: "Esvazie a mente. Sinta-se sem forma como a água. A água dentro da xícara passa a ser xícara. A água no bule de chá transforma-se em bule. A água na garrafa torna-se garrafa. Mas a água pode fluir ou pode quebrar! Seja como a água, meu amigo".

Para Lee, ser como a água é viver em plenitude e manter a sua essência o tempo inteiro. Ser maleável ao mesmo tempo em que se é resistente; aprender a se adaptar em meio a adversidades; estar pronto, consciente e alerta ao que possa acontecer; entender que se faz parte de um ecossistema complexo, que existe e cria apenas porque vê o mundo e é visto pelo mundo. Ser como a água é praticar a resiliência em momentos desafiadores e a atenção plena diariamente; é viver para o presente, sem a interferência do passado ou do futuro.

Shannon Lee define o pai como “um homem que amava aprender”. Ele mesmo não aceitava ser chamado de “mestre”, mas se considerava eterno estudante, inquieto, sempre disposto a absorver todas as experiências proporcionadas pelo simples fato de estar vivo. Enquanto filósofo, pesquisou amplamente e leu autores ocidentais e orientais, como Lao Tzu, Alan Watts e Krishnamurti.

Ao mesclar a filosofia e as memórias do pai, Shannon Lee apresenta um livro que percorre os caminhos da água para ensinar ao leitor que é preciso ser resiliente e adaptável, ao mesmo tempo em que se é forte e constante. Seja como a água dá vida aos ensinamentos de um dos maiores artistas marciais e pensadores que já existiu, por meio de pílulas de sabedoria e reflexões acerca de resiliência, autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e mindfulness.


Sobre a autora:
Filha do lendário lutador de artes marciais e ícone cultural Bruce Lee, Shannon Lee é CEO e proprietária da Bruce Lee Family Company e presidente da Fundação Bruce Lee. Sua missão é ampliar o acesso à filosofia e à vida do pai por meio da educação e do entretenimento. É a criadora do Camp Bruce Lee através da Fundação Bruce Lee e já palestrou no TED, TEDx e CreativeMornings. Shannon mora com a filha, Wren, na Califórnia, de onde coapresenta o Bruce Lee Podcast e faz a produção executiva do seriado Warrior, do Cinemax.

Você pode comprar "Seja Como a Água - A Filosofia de Vida e os Ensinamentos de Bruce Lee", escrito por Shannon Lee, publicado pela editora Alaúde, neste link.

Ficha técnica
Livro: "Seja Como a Água - A Filosofia de Vida e os Ensinamentos de Bruce Lee" | Autora: Shannon Lee | Editora: Alaúde | Tradução: Rosane Albert | Páginas: 280 | Formato: 14x20 cm | Link do livro na Amazon: https://amzn.to/3kkOsqi



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.