segunda-feira, 6 de setembro de 2021

.: "Alma Despejada", com Irene Ravache, tem exibição gratuita e online

A peça  foi escrita por Andréa Bassit para comemorar os 75 anos de vida e 56 de carreira da atriz , completados em 2019. Com muito bom-humor, a instigante montagem tem direção de Elias Andreato. 


Indicada ao Prêmio Bibi Ferreira na categoria de melhor atriz, em "Alma Despejada"Irene Ravache interpreta Teresa, uma senhora já falecida que visita a sua casa e tem a sua alma despejada com a venda do imóvel. Montagem será exibida na quinta-feira, dia 9 de setembro, às 20h30, nos Canais Youtube do Sesc em Minas, Teatro Claro Rio e Pólobh Produtora e pelo Canal 500 da Claro TV.

A peça  foi escrita por Andréa Bassit para comemorar os 75 anos de vida e 56 de carreira da atriz , completados em 2019. Com muito bom-humor, a instigante montagem, com direção de Elias Andreato conta a história de Teresa, uma senhora com mais de 70 anos que, depois de morta, faz sua última visita à casa onde morava. O imóvel foi vendido e sua alma foi despejada. 

Teresa, uma senhora com mais de 70 anos que, depois de morta, visita pela última vez a casa onde viveu e relembra passagens de sua vida. Mas o imóvel é vendido e sua alma é despejada. Escrita especialmente para Irene Ravache, em 2015, a personagem transita entre o passado e o presente, do outro lado da vida, sempre de maneira poética e bem-humorada, relembrando histórias e pessoas importantes em sua existência, como Neide, sua funcionária por mais de 30 anos, e Dora, sua melhor amiga. 

O espetáculo foi indicado ao Prêmio Bibi Ferreira nas categorias de melhor Atriz, Texto e Iluminação - é o próximo do projeto Palco Instituto Unimed-BH em Casa, com exibição gratuita no dia 09 de setembro (quinta-feira), às 20h30, nos Canais YouTube do Sesc em Minas, Teatro Claro Rio e Pólobh Produtora e pelo Canal 500 da Claro TV.

“Eu fiquei fascinada com esse texto e sua poesia. É muito delicado e fala da memória de uma mulher da minha faixa etária. Mesmo sabendo que a personagem está morta, não é uma peça triste, pesada ou rancorosa, fala muito mais de vida que de morte. Eu adoro esse tipo de possibilidade que o teatro oferece. E não tenho medo de misturar essas coisas, porque isso faz parte da vida. Nossa vida não é linear. Ela tem essas nuances”, confessa Irene Ravache.

A teatralidade do texto de Andrea Bassitt (que também escreveu as peças As Turca e Operilda na Orquestra Amazônica) instiga o espectador a seguir uma história aparentemente trivial, mas com uma trajetória surpreendente. “Essa mulher é apresentada diante de sua própria vida, e, a partir dessa visualização, ela encontra o entendimento da sua existência. É como se precisássemos abandonar a matéria para sermos conscientes de nós mesmos”, reflete o diretor Elias Andreato.

A gravação do espetáculo foi realizada em 2019, com presença de público, e proporciona a experiência de assistir à peça de casa com uma riqueza de detalhes, além da imagem e som em HD, aproximando o espectador da encenação no palco. exibição no Palco Instituto Unimed-BH em Casa conta com tradução de libras e áudio descrição para garantir o acesso das pessoas com deficiências auditivas e visuais.

Assim como nos demais espetáculos promovidos pelo projeto, nesta transmissão o público poderá realizar doações para o Mesa Brasil Sesc (por meio de QR Codes), em benefício aos profissionais do teatro, associados ao Sated MG, que permanecem impossibilitados de exercer integralmente as suas funções em virtude da Pandemia da Covid-19.


Ficha técnica
Espetáculo: "Alma Despejada"
 | Texto: Andréa Bassit | Direção: Elias Andreato | Interpretação: Irene Ravache | Cenário e figurino: Fabio Namatame | Iluminação: Hiram Ravache | Música: Daniel Grajew e George Freire | Cinegrafia: Paulo Arizati | Fotos: João Caldas Filho | Produção: Oasis Empreendimentos Artísticos | Classificação: 14 anos | Duração: 70 minutos.


Palco Instituto Unimed-BH em Casa
O projeto é uma iniciativa da Pólobh, produtora sediada em Belo Horizonte, Minas Gerais, tem patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem realização do Ministério do Turismo e Governo Federal, patrocínio da Pottencial Seguradora e apoio cultural do Sesc em Minas e Hypofarma, promoção exclusiva da Rádio Alvorada e apoio da Coreto Cultural, Fredizak, Jornal O Tempo, Rádio Super Notícia e SouBH.


Sobre o Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

No último ano, mais de sete mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.


Palco Instituto Unimed-BH em Casa - 2ª Temporada

Espetáculo "Alma Despejada", com Irene Ravache - Quinta-feira, dia 9 de setembro, às 20h30. Gratuito | Exibição pelos canais no YouTube do Sesc em Minas (SescemMinasGerais), do Teatro Claro Rio (TeatroClaroRio) e da Pólobh (Polobhprodutora), e pelo Canal 500 da Claro TV.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.