domingo, 5 de setembro de 2021

.: Entrevista: "Ser escritora é fácil, difícil é ser reconhecida", afirma Cláudia Brino


Sempre brilhante e misteriosa, Cláudia Brino, considerada por muitos a melhor poeta da atualidade, fala sobre literatura, inspirações e as dores e as delícias de ser uma escritora independente no Brasil. Na foto, ela responde as perguntas da entrevista.


Por 
Helder Moraes Miranda, editor do Resenhando.

Conversar com Cláudia Brino, escritora e poeta, é sempre tarefa inspiradora. Recentemente, ela lançou dois livros "Cortejo", com poemas inéditos, e "Safra Velha", uma coletânea de poemas publicadas em outros livros e que fizeram bastante sucesso. Ambos os livros podem ser adquiridos pelo e-mail livroscostelasfelinas@gmail.com.

Ao lado do talentoso poeta Vieira Vivo, ela acumula, com a arte da escrita, a atividade de lançar escritores pela editora independente de livros artesanais, e vem desempenhando as funções de diagramadora, encadernadora, fundadora do Clube de Poetas do Litoral e editora da revista Cabeça Ativa. Atividades que fazem com que ela descubra e publique muitos artistas, que têm a chance de mostrar a voz artística em todos os pontos do mundo, já que a poesia atravessa fronteiras. E é justamente com esse espírito de lançamento que ela responde a esta entrevista.


Resenhando - Por que o título "Safra Velha"?
Cláudia Brino - Por acaso... Eu estava na estrada com Vieira Vivo e passou por nós um caminhão onde aparecia escrito: “Nova Safra”, na hora me veio a ideia de criar uma coletânea, e como seriam usados poemas antigos, nasceu assim o "Safra Velha", sob organização poética do Vieira.

Resenhando - "Safra Velha" em um livro novo. Essa antítese, essa metáfora foi pensada? 
Cláudia Brino -
Pois é, o livro é uma obra nova, com poemas velhos, retirados de outros livros lançados. Nada foi pensado propositalmente, o caminhão, da resposta anterior, me deu uma ótima ideia...

Resenhando - O que une a Cláudia de antes, aquela do inicinho quando começou a escrever poesias, e a de agora - uma reconhecida escritora independente? 
Cláudia Brino -
Primeiro: não me considero uma reconhecida escritora, mas agradeço este seu olhar sob meu trabalho, isto é inspirador. A única cousa que creio me diferenciar como antes e depois, é apenas a experiência que obtive na estrada, os ensinamentos que continuo todo dia aprendendo e apreendendo.

Resenhando - Qual foi o critério de escolha das poesias para este novo livro - uma coletânea de livros anteriores?
Cláudia Brino -
Para mim foi super fácil, empurrei a tarefa para Vieira Vivo, que realmente me surpreendeu de forma muito positiva pelas escolhas feitas.

Resenhando - Que conselhos você dá para as pessoas que pretendem enveredar pelos caminhos da escrita?
Cláudia Brino -
Viaje em todas as palavras, deixe o olhar pousar em várias obras - isso faz tão bem...

Resenhando - Quais livros foram fundamentais para a sua formação enquanto escritora e leitora?
Cláudia Brino - De pequena tive o contato com três livros, dos autores Balzac, Freud e Clarice Lispector (na qual fiquei presa na teia desta literatura). Depois lógico fui ampliando mais e mais... Acho que misturou tudo...

Resenhando - Alguns escritores dizem que começam a escrever imitando algum outro escritor. Isso aconteceu com você? De que maneira?
Cláudia Brino -
Pois é, já tentei achar alguma imitação, mas não consegui... Se aconteceu não sei, não reparei, nem percebi - só sei que saí escrevendo... Quem achar imitação me avise... Adorarei saber.

Resenhando - Quais escritores mais influenciaram a sua trajetória?
Cláudia Brino - 
Não sei se me influenciaram, mas sou fã de carteirinha de Lispector, Lúcio Cardoso, Albert Camus e Sartre.

Resenhando - O quanto a autoficção interfere no poder criativo da ficção?
Cláudia Brino -
Creio que em tudo, ela é o possível dentro do impossível.

Resenhando - É difícil ser escritora no Brasil?
Cláudia Brino -
Ser escritora é fácil, difícil é ser reconhecida como tal. O motivo é que o espaço é estreito demais. A literatura já tem sua trajetória restrita e quando ela vem dotada da escrita feminina a barreira é maior, não há como negar isso.

Resenhando - O quanto para você escrever é disciplina? 
Cláudia Brino -
Vixe!! Tenho disciplina não, na hora que der vontade de sentar as ideias, eu mando brasa...

Resenhando - Qual o mote que faz você ficar mais confortável para escrever? Uma frase? Uma imagem? Um incômodo?
Cláudia Brino -
Todos eles e muitos outros mais. A vida é um eterno e constante mote.

Resenhando - Em um processo de criação, o silêncio e isolamento são primordiais para produzir conteúdo?
Cláudia Brino -
Não, nada me atrapalha. Salvo se alguém estiver conversando comigo diretamente, nessa hora por dentro fico “grrrrrr!!!”.

Resenhando - Como se começa a escrever? Qual o fio que puxa a primeira linha?
Cláudia Brino -
Sempre tenho a impressão de que o fio da primeira linha é que me puxa. Às vezes, a mente está quieta e de repente surge a faísca do pensamento literário. 


Resenhando - Como conciliar a rotina de uma editora independente e cheia de lançamentos com o ato de ser escritora e escrever os seus próprios textos?
Cláudia Brino - Aprender a criar seu próprio momento é fundamental para qualquer pessoa. Viver é uma constante adaptação. Então sempre me ajusto no tempo para "escrevinhar" meus pensamentos.

Resenhando - Para você, quais as características separam um texto bom de um ruim?
Cláudia Brino -
Unicamente meu gosto pessoal, mas na avaliação de um concurso primo pelos critérios literários e de estética. 

Resenhando - Hoje, quem é a Cláudia Brino por ela mesma? 
Cláudia Brino -
Apenas uma pessoa mais velha que continua aprendendo. Porque aprender é a única cousa que me (nos) resta.






← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

  1. Desde que conheci o trabalho da Claudia Brino lhe disse em uma das suas postagens no Instagram da Editora Costelas Felinas, que foi fácil me tornar sua FÃ. A Claudia é uma pessoa ímpar, um talento nato! Amei a entrevista e parabenizo não só a Claudia pela desenvoltura nas respostas, mas sim,também, ao(s) editor(es) deste site pela condução das perguntas e o espaço concedido a esse talento da literatura: CLAUDIA BRINO.

    ResponderExcluir
  2. Eu a considero uma das maiores, senão a maior poeta brasileira atualmente. Grande pessoa, escritora e editora! Só tenho a agradecer a ela e ao Vivo também. Tenho a honra de ser publicada por eles e realizei um de seus prefácios no livro Vozes, algo que me deixou extremamente feliz. Só elogios para Cláudia Brino, minha queridinha talentosa da positividade! Longa vida sempre!

    ResponderExcluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.