quinta-feira, 23 de setembro de 2021

.: Poesia e mundo digital se encontram no livro "O Novo no Ovo"


Evento de lançamento da obra de Paula Valéria Andrade acontecerá em 29 de setembro. Livro premiado conta com exclusivo projeto gráfico e editorial de Guto Lacaz.


Em 29 de setembro, às 19 horas, no canal YouTube da Casa das Rosas, en São Paulo, acontece a live de lançamento do livro “O Novo no Ovo”, da poeta Paula Valéria Andrade. Coeditado pela editora SPVI BOOKS e Sempiterno, a autora apresenta uma nova leitura do cotidiano urbano em um projeto de poesia experimental e digital.

O evento será realizado em dois blocos de uma hora, com uma programação de apresentação do livro, exibição das fotografias, e as pílulas poéticas do videobook, seguidas das pílulas sonoras do Audiolivro. A live terá a participação dos artistas que colaboraram no projeto.

O trabalho é resultado do fluxo corrente da pesquisa estética de Paula Valéria Andrade e utiliza de diferentes mídias e suportes para construir sua narrativa. Com uma linguagem transmídia, denominada verbivocovisual, o livro engloba poesia, grafia, fotografia, escultura, poesia-visual, desdobrados em performance, sonoridade e imagem por meio de áudio livro e videobook. Os links podem ser encontrados no livro impresso e nas redes sociais – Soundcloud; Instagram; YouTube.

Ao longo das 112 páginas, Paula Valéria traz como referência a mescla de linguagens experimentais, das ruas, gírias e dialetos. A publicação tem como inspiração a pesquisa de autores modernistas brasileiros e eruditos, surrealistas, concretistas e neoconcretistas, como Marcel Duchamp, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Maria Martins, Alice Walker, Allen Ginsberg e o movimento Beatniks. Eventos regionais mensais serão realizados para o lançamento de “O Novo no Ovo” pelo Brasil.

O prefácio é de Hamilton Faria; o posfácio e pós-poema é de Roberto Bicelli; e o epílogo é uma análise semiótica de Davi Kinski. A edição impressa, gráfica e digital de “O Novo no Ovo” possui o projeto gráfico e editorial de Guto Lacaz. O ensaio fotográfico é da autora ao lado da fotógrafa Patrícia Scavone. O livro também tem a colaboração da artista Angelita Cardoso (artista plástica da escultura).

O projeto de poesia transmídia tem participações especiais dos artistas Fernando Vieira no videobook e de Paloma Klisys no áudio livro. As atrizes Suia Legaspe, Jeyne Stakflett, Bebel Ribeiro, Gabi Costa e Geraldine Quaglia vocalizam as leituras no SoundClouds. A arte é de Gabriel Kolyniak com fotografia de Patrícia Scavone. O projeto editorial é coedição da SPVI BOOKS com a Sempiterno. O livro pode ser adquirido nas principais livrarias físicas e digitais.

Sobre Paula Valéria de Andrade
Paula Valéria Andrade é poeta, escritora, professora, artista audiovisual, diretora de arte e criação. Publicou mais de 20 livros, sendo de poesia, arte-educação, didáticos, antologias, prosas e livros infantis. Conquistou os prêmios literários Jabuti, UBE e APCA, entre outros, em Portugal, Itália, Alemanha e EUA. Foi “Menção Honrosa Poesia” em 2016, na FALARJ. Em 2017, foi júri do Prêmio São Paulo de Literatura.

É laureada - Casa França-Brasil - pela APALA- RJ, 2018. Em 2019, foi poeta convidada a representar o Brasil no 15º FIPQ (Festival Internacional de Poesia de Quetzaltenango na Guatemala). Ainda em 2019, palestrou a convite da FLIB (Feira Literária de Bonito), no Mato Grosso do Sul, sobre sua poesia e a idealização do coletivo “Feminino Infinito” que criou, é curadora e organiza a quatro anos em São Paulo, com mais de 150 mulheres poetas e artistas de todo o Brasil.

Em 2020, participou novamente como poeta na edição 16º FIPQ – Guatemala, em versão digital. Colaborou em 2019, 2020 e em 2021 como poeta brasileira e tradutora convidada, na Revista Francesa “Passereles Extra-Muros - Revue ENTRE DEUX RIVES” Paris nº 17 e nº 18.  Em 2020, foi poeta convidada da Feira Literária de Campina Grande, na Paraíba. No mesmo ano, ganhou o concurso internacional britânico e publicou seu poema PANDEMIC PORTRAITS no “Positive Images Peace Festival Poetry 2020”, Coventry-UK. Selecionada a integrar o “Dossiê Poetas Contemporâneas do Brasil” com 34 poetas brasileiras, publicado pela P-o-e-s-i-a.Org em parceria com a Unicamp e enviado às Universidades de Harvard, Princeton, NYU, Sorbonne, University of Zurich e Portugal, em 2021.

É selecionada como poeta e articuladora do “Mulherio das Letras Portugal”, no Brasil, para eventos e publicações. Recentemente, publicou os livros “Amores, Líquidos e Cenas”, da Ed. Laranja Original, 2018, e “A Pandemia da Invisibilidade do Ser” 2019 - Prêmio Guarulhos de Literatura – Livro do Ano – 2º lugar | 2020. Contemplada (3º lugar) no Prêmio Proac-SP 2020 - livro “O Novo no Ovo” - um desdobramento digital de poesia transmídia, de e-book, áudio livro e vídeo book - a ser lançado em setembro/2021 na Casa das Rosas em São Paulo.


Serviço:
Lançamento do livro de poesia "O Novo no Ovo"
Autora:
Paula Valéria Andrade
Ano: 2021
Páginas: 112
Formato: 21 x 25
Lançamento: setembro 2021
Coedição: SPVI BOOKS & Sempiterno
Prêmio PROAC 19/2020 | Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo


Live de lançamento:
Dia:
29 de setembro de 2021.
Horário: das 19h às 21h.
Local: YouTube da Casa das Rosas.
Site: Canal YouTube Casa das Rosas.
Endereço: Avenida Paulista, 37 - São Paulo.


Lives confirmadas:
Festival da Palavra Unesp - Assis -
7 de outubro, às 15h
Casa da Palavra - ABC - Santo André - outubro (data/hora em definição)
Festival Conexões Atlânticas - Lisboa - Livraria Barata - 27/28 de novembro


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

  1. Uma bela resenha de uma obra bastante original e inovadora. Parabéns à autora, Paula Valéria!

    ResponderExcluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.