terça-feira, 26 de outubro de 2021

.: "Sobre Viver o Luto": livro aborda as dificuldades de encarar o luto


Em uma sociedade que prefere mudar de assunto, o livro "Sobre Viver o Luto", escrito por Shelby Forsythia, aborda as dificuldades de encarar as perdas em um momento em que a morte nunca esteve tão perto de nós.

Se perder alguém próximo sempre foi um grande temor, com a pandemia da covid-19, esse receio se transformou em uma realidade corriqueira e assustadora. Mas será que tantas mortes mudaram nossa maneira de encarar a perda? Será que viver tantas perdas ao mesmo tempo aumentou nossa empatia com relação à dor do outro? Será que a sociedade tem paciência com quem vive o luto? Como processar a dor no nosso tempo quando a vida segue adiante?

Não há um de nós que não tenha perdido algum familiar ou pelo menos alguém próximo: um amigo, um professor, um vizinho...A dor da perda virou um sentimento corriqueiro que nos invadiu sem pena, sem cerimônia, sem data marcada. Um soco coletivo de dor e realidade no estômago de toda a humanidade. Mas, por mais que o contato com perdas tão profundas tenha se tornado parte de nossas rotinas, é impossível banalizar o impacto que o luto tem em nossas vidas.

Quem sabe como vivê-lo? Quem fala sobre isso? Quem se planeja para a dor de perder um ente querido? Quem sabe qual o tempo “permitido pela sociedade” para se recolher e viver a perda? Quem passa por isso sem sequelas emocionais? Certamente não há um manual para amenizar a dor. Mas, para a escritora e titular de três podcasts Shelby Forsythia, especialista no tema desde que perdeu a mãe, em 2013, existem várias maneiras diferentes de processar esse momento difícil e inevitável. Algumas delas estão reunidas em seu livro "Sobre Viver o Luto" (Astral Cultural).

“Sobre viver o luto” não é um livro de autoajuda para acabar com a dor da perda, mas uma reunião de pequenos textos, distribuídos por todos os dias do ano (que não precisam ser lido em sequência), que ajudam o leitor na condução do seu luto da maneira que ele quiser vivê-lo.

Permitindo-se sofrer e se isolar por um tempo... Encarando a dor de frente... Resguardando-se... Resgatando ou se desfazendo de lembranças e objetos... Escrevendo, lendo, desenhando, dançando, cantando, doando, procurando grupos de apoio... Além de 365 convites curtos e diretos à reflexão, o livro traz citações de estudiosos e especialistas sobre o tema e dá dicas práticas de como cuidar e processar o próprio luto no dia a dia, com exercícios práticos, meditações curtas, lembretes para escrever e ajudar a alcançar cada etapa e ações concretas para atravessar essa jornada, que nunca é fácil, mas pode ser um pouco mais leve e até reconfortante com algum tipo de apoio.

"Este livro é um guia simples e sem frescura para você navegar pela vida depois da morte de um ente querido. Não existe absolutamente nenhuma pressão para concordar com as citações apresentadas, nem para realizar as tarefas práticas. Pegue o que funciona para o seu caso e descarte o restante. Não existe jeito certo ou errado de se curar de uma perda. Este livro se propõe a dar caminhos para você encontrar o seu em uma sociedade que prefere mudar de assunto", conclui. Você pode comprar o livro neste link.

Sobre a autora
Shelby Forsythia
é autora dos livros "Sobre Viver o Luto" e "Permission to Grieve" e host dos podcasts sobre o tema Grief Book Roundup, Grief Seeds e Coming Back: Conversations on Life after Loss. Depois de perder a mãe, em 2013, começou a estudar profundamente o tema e a se dedicar a orientar pessoas sobre a experiência humana da perda.


"Sobre Viver o Luto - Um Guia Reconfortante para Enfrentar o Dia Após Dia Depois de Uma Perda"
Shelby Forsythia
Editora Astral Cultural
224 páginas

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.