sexta-feira, 19 de novembro de 2021

.: A biografia de Betinho voltada ao público infantojuvenil


"Muito Prazer, Sou o Betinho" conta a vida do sociólogo Herbert de Souza para crianças e adolescentes; lançamento aconteceu no dia 3 de novembro, data em que Betinho completaria 86 anos. 

A trajetória de Herbert de Souza, mais conhecido como Betinho, poderá ser desvendada no livro "Muito Prazer, Sou o Betinho", escrito por José Roberto Torero e lançado pela editora Moderna no último dia 3 de novembro, data em que o sociólogo completaria 86 anos. 

Dividida em sete capítulos, com um texto direto, explicativo e leve, a biografia, voltada para o público infantojuvenil, mostra as diversas lutas que Betinho travou ao longo de sua vida, abordando sua história pessoal e seu envolvimento na luta por um país mais igualitário. Os leitores poderão conhecer como Betinho se tornou uma referência para muitas gerações no Brasil, ao mobilizar o país, no início dos anos 1990, na Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, mais conhecida popularmente como a Campanha contra a Fome.

Com a autoria do escritor José Roberto Torero, que assume a voz do biografado e escreve o texto em 1ª pessoa, e com ilustrações de Catarina Bessel, a obra "Muito Prazer, Sou o Betinho: a Vida do Sociólogo Herbert de Souza" conta importantes fatos como quando Betinho driblou por diversas vezes a morte. Ainda jovem, em sua cidade natal, Boicaiúva, MG, descobriu, em decorrência de um pequeno acidente, que era hemofílico, um distúrbio que impede a coagulação do sangue e requer transfusões para estancar os sangramentos. Dois de seus irmãos, o cartunista Henfil e músico Chico Mário, também sofriam da doença.

Desde a juventude em Minas Gerias, Betinho sempre foi muito dedicado à sua família e, desde cedo, integrou a Juventude Estudantil Católica (JEC). Cada vez mais conectado com causas sociais, Herbert avançou no campo democrático, o que o fez se aproximar das lideranças da União Nacional dos Estudantes (UNE) e que lhe renderam até um convite para a visita à União Soviética, em 1961.

As passagens dramáticas na luta pela vida e suas batalhas políticas são ponto alto da obra. Durante a ditadura militar, Betinho sofreu perseguição política e foi preso pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). Buscou exílio em países como Chile, Uruguai, Canadá e França, até voltar ao Brasil em 1979, quando foi assinada a Lei de Anistia. Betinho se dedicou a lutar contra a miséria no Brasil até falecer, em 1997, vítima da aids, doença contraída após uma transfusão de sangue em uma época que pouco se sabia sobre o vírus.

A Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida virou um fenômeno nacional de mobilização da sociedade e até hoje realiza projetos em todo o país nas áreas de saúde, educação, cultura e geração de emprego e renda, beneficiando grupos de idosos, mulheres, crianças e jovens das comunidades. À época de sua fundação, uma pesquisa do Ibope mostrou que 95% da população apoiava a campanha. E 30% das pessoas participaram de alguma forma. Em 1994, a entidade lançou sua mais importante campanha, o Natal Sem Fome, que já levou alimentos para mais de 20 milhões de pessoas por todo o Brasil.

"Muito Prazer, Sou o Betinho" convida todos os que nasceram nesse milênio a conhecer a trajetória do sociólogo, que desempenhou papel tão importante no passado do país, mas que se mantém referência para o futuro que almejamos. Você pode comprar o livro neste link.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.