sexta-feira, 19 de novembro de 2021

.: "À Procura da Própria Coisa: Uma Biografia de Clarice Lispector"


A única viagem de Clarice de volta à cidade de sua infância, o Recife, no ano anterior ao seu falecimento é uma das numerosas informações de "À Procura da Própria Coisa: Uma Biografia de Clarice Lispector", livro de Teresa Montero, lançado pela editora Rocco. ,A experiência transformadora do retorno à terra natal inspirou a escrita do livro mais conhecido da escritora, "A Hora da Estrela"

A nova biografia, em capa dura, de Clarice Lispector, contém numerosas novas informações, assim como diversas fotografias inéditas. O livro focaliza toda a família da escritora, além de apresentar informações surpreendentes como a ficha policial da artista como suspeita de atividades subversivas desde a Era Dutra. 

"À Procura da Própria Coisa" apresenta também um importante caderno de imagens, contendo diversas fotografias inéditas e identificando pela primeira vez a autoria de alguns dos seus conhecidos retratos que até agora têm circulado sem o devido crédito de autor. Dedica, inclusive, todo um capítulo ao tema, “Clarice pela lente dos fotógrafos”, demonstrando como alguns dos seus retratos icônicos contribuíram para a criação da atual mística internacional em torno da escritora.

Teresa Montero é, sem dúvida alguma, uma das maiores especialistas na vida (e também na obra) de Clarice Lispector. Publicou, em 1999, uma biografia seminal, "Eu Sou Uma Pergunta", fruto de sua dissertação de mestrado em Literatura Brasileira na PUC-Rio, que serviu de referência para as biografias de outros autores que a sucederam, pois teve oportunidade de entrevistar em primeira mão mais de 80 pessoas que conviveram com Clarice, a maioria das quais falecidas desde então. 

Promotora de passeios culturais que culminaram na publicação de "O Rio de Clarice: Passeio Afetivo pela Cidade", a autora foi também responsável por importantes iniciativas públicas de reconhecimento do legado clariceano, ao lado de outras personalidades, tais como a implantação de sua estátua no Leme (de autoria de Edgar Duvivier), e a criação do Espaço Clarice Lispector no Jardim Botânico. Organizou diversas coletâneas do legado clariceano para a editora Rocco, tais como "Correspondências", "Minhas Queridas", "Aprendendo a Viver""Outros Escritos" (com Lícia Manzo). Também co-roteirista do longa-metragem "A Descoberta do Mundo", dirigido por Taciana Oliveira. Você pode comprar a nova biografia de Clarice Lispector neste link.


Livro: "À Procura da Própria Coisa: Uma Biografia de Clarice Lispector"
Editora: ‎ Rocco; 1ª edição (19 novembro 2021)
Autora: Teresa Montero
Idioma: ‎português
Capa comum: 768 páginas
Dimensões: 16 x 3 x 23 cm


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.