domingo, 28 de novembro de 2021

.: "Raízes do Amanhã": coletânea de oito contos afrofuturistas e nove autores


"Raízes do Amanhã" é uma coletânea de oito contos organizada por Waldson Souza e escrita por nove autores brasileiros de destaque – um projeto da editora Gutenberg e coedição da editora Plutão. Uma das marcas deixadas pelo colonialismo é a existência de um presente que dificulta a projeção de futuros para a população negra. Por isso, contar e protagonizar histórias é tão importante para ampliar o campo de possibilidades.

No século XXI, nove herdeiros dessa luta se unem para imaginar noções de futuro próximas e longínquas em oito contos afrofuturistas e afro-brasileiros. Com organização do autor e pesquisador Waldson Souza, G. G. Diniz, Kelly Nascimento, Lavínia Rocha, Pétala e Isa Souza, Petê Rissatti, Sérgio Motta e Stefano Volp traçam em suas histórias, ora um respiro - em que o amor, a superação das adversidades e a liberdade são possíveis -, ora um alerta para nos lembrar de que estamos reféns de uma realidade que muitas vezes nos proíbe de sonhar.

Esse movimento de ficção especulativa de autoria e protagonismo negros, que mistura tecnologia, fantasia e possui a negritude como temática é chamado de afrofuturismo e ele se expressa em diversos campos, como o cinema, a literatura, a moda, a música, entre outros.

Wakanda, por exemplo, pode ser fictícia, mas sua simbologia extrapola o universo cinematográfico e constrói um mundo onde nações africanas sejam tão poderosas e respeitadas como todas as outras. "Raízes do Amanhã" é um livro incrível e potente de ficção especulativa, afrofuturista e afro-brasileira.

Se o real nos impõe, então, tais impedimentos, o exercício de especular, dentro e fora da ficção, é o que nos permite resgatar o passado, questionar o presente e construir futuros. É o que fortalece as raízes do amanhã, que perfuram solo brasileiro e vão fundo em direção ao desconhecido.

Evidenciando noções de futuro próximas ou longínquas, os contos de "Raízes do Amanhã" é oferecem respostas diversas sobre o tempo e o espaço da juventude negra, proporcionando um espaço revolucionário de experimentação ficcional. A ilustração da capa é de Nazura Santos, que conseguiu captar muito bem a essência do projeto. Você pode comprar o livro neste link.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.