sábado, 8 de janeiro de 2022

.: "Arrastados": livro de Daniela Arbex conta tragédia brasileira em detalhes


Autora do best-seller "Holocausto Brasileiro", a jornalista investigativa Daniela Arbex lança o livro "Arrastados", seu mais novo trabalho de jornalismo investigativo, publicado pela editora Intrínseca. A repórter retorna a Brumadinho, em Minas Gerais, para reconstituir os detalhes e revelar os bastidores do maior desastre humanitário do país: o rompimento de uma barragem desativada, explorada pela Vale.

o dia 25 de janeiro de 2019, às 12h28, a B1, barragem desativada da Mina do Córrego do Feijão, explorada pela mineradora Vale na cidade de Brumadinho, Minas Gerais, rompeu. O tsunami de lama tóxica gerado pelo desastre se estendeu por 300 quilômetros, passou por 17 cidades e deixou 272 mortos, considerando que duas das vítimas estavam grávidas. 

Jornalista investigativa premiada, a mineira Daniela Arbex foi a campo para reconstituir em detalhes as primeiras 96 horas da tragédia. Ela entrevistou sobreviventes, familiares das vítimas, bombeiros, médicos-legistas, policiais e moradores das áreas atingidas. 

Ao retornar à região, Arbex também pôde acompanhar o impacto das indenizações e contrapartidas institucionais para a reparação dos danos materiais. O livro apresenta ainda fotografias que ajudam a dimensionar e humanizar a tragédia. Com uma escrita precisa e delicada, a autora constrói memória e impede que mais uma catástrofe brasileira se perca em meio à banalidade do noticiário cotidiano. Você pode comprar o livro "Arrastados", de "Daniela Arbex, neste link.


Sobre a autora
Daniela Arbex é autora do best-seller "Holocausto Brasileiro", reconhecido como Melhor Livro-Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor Livro-Reportagem no Prêmio Jabuti (2014). O livro foi adaptado para documentário pela HBO e inspirou a série de ficção "Colônia", exibida pela Globoplay.

Em 2015, Daniela lançou "Cova 312", vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Livro-Reportagem (2016). Escreveu também "Todo Dia a Mesma Noite", livro de 2018 que narra a história não contada da boate Kiss. Também publicou "Os Dois Mundos de Isabel", em 2020, mesmo ano em que foi eleita a melhor repórter investigativa do Brasil pelo Troféu Mulher Imprensa. Arbex tem ainda outros 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo, entre eles três Esso e o americano Knight International Journalism Award. Foi repórter especial do jornal Tribuna de Minas por 23 anos e atualmente dedica-se à literatura.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.