domingo, 23 de janeiro de 2022

.: Cartazes nas "Sete Décadas de Exposições Modernistas" do MAM SP


A exposição tem uma seleção de cartazes de mostras de artistas modernos realizadas pelo museu nas últimas sete décadas. Cartaz da exposição: Volpi: pequenos formatos - Coleção Ladi Biezus; Curadoria: Aracy Amaral. Período: jun./dez. 2016

A partir do dia 22 de janeiro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo apresenta a exposição "Sete Décadas de Exposições Modernistas" na Biblioteca do MAM. A mostra acompanha atividades do ano do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, apresentando uma seleção de cartazes de exposições de artistas modernos realizadas pelo museu nas últimas décadas, além de exibir o documentário MAM São Paulo: sete décadas de exposições modernistas de 1950 a 2018, produzido pelo museu. 

A exposição é realizada com peças do acervo documental da Biblioteca Paulo Mendes de Almeida, que guarda a memória institucional do MAM e é referência para a pesquisa sobre arte moderna e contemporânea. "Parte do legado das exposições de arte moderna que o MAM apresentou por mais de sete décadas, trata-se de uma homenagem aos artistas protagonistas da arte moderna brasileira e uma pequena contribuição para os estudos sobre a história das exposições no Brasil", afirma Cauê Alves, curador-chefe do MAM. 

A seleção de cartazes da coleção apresenta as exposições: "50 Anos de Arte: Di Cavalcanti", de 1971, "Do Modernismo à Bienal", de 1982, "Volpi 90 Anos", de 1986, "Modernidade - Arte Brasileira do Século XX", de 1988, "Portinari Imagens do Brasil", de 1996, "Vicente do Rego Monteiro 1899-1970", de 1997, "Portinari 100 Anos - Alegorias do Brasil", de 2003, "Guignard - A Memória Plástica do Brasil Moderno", de 2015, e "Volpi: Pequenos Formatos - Coleção Ladi Biezus", de 2016.
 
Além de cartazes, o MAM realizou o documentário "MAM São Paulo: Sete Décadas de Exposições Modernistas de 1950 a 2018", que foi premiado pelo ProAC e será exibido na exposição. Em breve, ele estará disponível na plataforma #CulturaEmCasa, criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. No vídeo, são exibidos personagens que compõem a trajetória da história do modernismo e que se dedicaram à arte moderna no Brasil, como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Anita Malfatti, Candido Portinari, Oswaldo Goeldi e muitos outros.


Sobre o Museu de Arte Moderna de São Paulo
Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de 5 mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.

O Museu mantém uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos por meio de visitas mediadas em libras, audiodescrição das obras e videoguias em Libras. O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos. O intercâmbio com bibliotecas de museus de vários países mantém o acervo vivo.

Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi e conta, além das salas de exposição, com ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e uma loja onde os visitantes encontram produtos de design, livros de arte e uma linha de objetos com a marca MAM. Os espaços do Museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais.


Sobre a Biblioteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo
A natureza da biblioteca é buscar, organizar, preservar, atualizar, disponibilizar e divulgar os acervos bibliográfico, audiovisual e documental. Além disso, tem como objetivo buscar projetos na área que contemple preservação, inovação e divulgação.

A biblioteca está centrada nos livros, mas também na difusão da informação como as exposições realizadas na biblioteca, as publicações do museu, as “Coleções” especiais, e os documentos da memória institucional, presentes em todas as suas formas e suportes, indo de encontro a um novo conceito que percorre desde a tradição da pesquisa até os novos formatos de atendimento para o visitante espontâneo do museu, o que caracteriza o nosso tempo.


Serviço
"Sete Décadas de Exposições Modernistas no MAM"
Museu de Arte Moderna de São Paulo 
Data: a partir do dia 22 de janeiro de 2022
Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo
Endereço: Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portões 1 e 3)
Horários: terça a domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h30)
Telefone: (11) 5085-1300
Ingresso: R$ 25. Gratuidade aos domingos. Agendamento prévio necessário.
Ingressos disponibilizados on-line.
Meia-entrada para estudantes, com identificação; jovens de baixa renda e idosos (+60). Gratuidade para crianças menores de 10 anos; pessoas com deficiência e acompanhante; professores e diretores da rede pública estadual e municipal de SP, com identificação; sócios e alunos do MAM; funcionários das empresas parceiras e museus; membros do ICOM, AICA e ABCA, com identificação; funcionários da SPTuris e funcionários da Secretaria Municipal de Cultura. Acesso para pessoas com deficiência. Restaurante/café. Ar-condicionado.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.