sábado, 12 de fevereiro de 2022

.: Representações da mulher através de personagens de Machado de Assis

Em parceria com a SESI-SP Editora, Centro Cultural Fiesp realiza live literária gratuita no dia 22 de fevereiro


Para dar início ao ciclo de bate-papos literários de 2022, o Centro Cultural Fiesp (CCF), em parceria com a equipe de Cultura SESI e a SESI-SP Editora, realizará no dia 22 de fevereiro a primeira live literária do ano, cuja temática será: Representações da mulher através de personagens de Machado de Assis.

Para discorrer sobre o assunto, o qual terá como base o livro Mulheres de Machado (SESI-SP Editora), os convidados serão: o autor e especialista em literatura machadiana Luiz Antonio Aguiar e a influenciadora digital dos canais Realidade literal (Instagram) e Literatura sem frescura (podcast), Thaíse Dias.

Por isso, se você é fã da literatura de Machado de Assis ou quer saber mais sobre ela, não fique de fora. Participe! Esta será a oportunidade para se aproximar tanto do autor quanto da sua obra, por meio de algumas das suas principais personagens femininas do romance brasileiro - como: Helena, Marcela, Sofia e, é claro, Capitu.

O evento, online e gratuito, terá transmissão, ao vivo, pelo canal do YouTube do Centro Cultural Fiesp (youtu.be/kmwPj2VCo2c), a partir das 19h30, e o público poderá interagir com os participantes da live por meio do chat.


MULHERES DE MACHADO

O livro Mulheres de Machado, publicado pela SESI-SP Editora, é uma coletânea com 17 contos dos mais de 200 que o escritor publicou ao longo da vida. Neles, o leitor verá personagens às voltas com o amor e o casamento, empenhadas em resolver a conjunção difícil entre o sentimento e a instituição.

Hélio de Seixas Guimarães, que assina o capítulo Também no conto, o criador de tipos inesquecíveis, comenta que “curiosamente, as personagens dos contos de Machado de Assis são leitoras de romances e de grandes histórias de amor e muitas vezes é por meio dessas leituras que conhecem os seus caminhos e descaminhos.”

Ainda segundo Hélio, “entre as representações do amor e do casamento que aparecem nos livros europeus e a observação do amor e do casamento na sociedade brasileira do século XIX, o contista instala seu posto avançado de observações, indicando quantos graus de desilusões pode haver entre as fantasias romanescas e a dura realidade”.

As mulheres de Machado jamais se anulam. Se algumas sucumbem, é porque resistem. Aliás, algumas delas até conseguem virar o jogo e impor-se sobre os homens. Mulheres de Machado é a prova da maestria do autor, que cria textos breves e com personagens imensas e inesquecíveis.

Você pode comprar o livro "Mulheres de Machado" aqui amzn.to/3oLX8cq


SERVIÇO:

BATE-PAPO LITERÁRIO | LIVRO MULHERES DE MACHADO

Temática: Representações da mulher através de personagens de Machado de Assis

Data: 22 de fevereiro de 2022

Horário: 19h30

Transmissão ao vivo pelo Youtube do Centro Cultural Fiesp: youtu.be/kmwPj2VCo2c

Evento online e gratuito

Participações:

- Luiz Antonio Aguiar, escritor e especialista em literatura machadiana;

- Thaíse Dias, influenciadora digital nos canais Realidade literal e Literatura sem frescura.


SOBRE OS PARTICIPANTES:

Luiz Antonio Aguiar é mestre em literatura e escritor com mais de 160 títulos publicados no Brasil e no exterior. Pela SESI-SP Editora, publicou as obras Conexão Nova York e O investigante. Luiz já foi contemplado com prêmios nacionais, como dois Jabutis, e internacionais.

Thaíse Dias é formada em letras/espanhol e pedagogia. Incentiva a leitura por meio de Instagram Realidade literal – canal parceiro da SESI-SP Editora -, no qual compartilha suas experiências literárias e discute assuntos relevantes voltados à literatura. Também faz parte do podcast Literatura sem frescura onde, junto com mais duas amigas, fala sobre literatura de uma forma descomplicada para abraçar todos os públicos.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.