terça-feira, 1 de março de 2022

.: Entrevista: Fábio Neppo, o Tião de "Pantanal", conta bastidores da novela


Fábio Neppo comenta os bastidores das gravações no Pantanal e fala sobre seus personagens. Foto: João Miguel Júnior/TV Globo


Trinta e dois anos depois que o primeiro episódio da trama original foi ao ar, em 27 de março, o remake da novela "Pantanal" estreia na TV Globo. Saiba um pouco dos bastidores das gravações com a entrevista do ator Fábio Neppo que será o peão dedicado, Tião. Confira!


Você já conhecia o pantanal? Como foi chegar lá?
Fábio Neppo -
Não conhecia. É difícil se acostumar com o calor. Sou de São Paulo, onde sempre morei. Chegamos um tempinho antes para nos adaptarmos e alguns dias depois começamos a gravar. É um desafio essa questão de representar bem o peão, ainda mais se tratando dessa novela, desse tema, a homenagem às pessoas que fizeram a primeira versão. É uma grande responsabilidade, mas eu procuro sempre me divertir.
 

Vocês fizeram workshop para dar vida aos peões?
Fábio Neppo - Sim. Eu nunca tinha andado a cavalo. Tivemos aulas de montaria no Rio de Janeiro por cerca de dez dias. Nunca é o suficiente (risos), mas já consigo cavalgar, subir no cavalo, fazer o básico. Tentamos usar o laço, melhorar a relação com o gado. A maior dificuldade até agora foi o calor e também as cenas com questões técnicas. Eu não tenho muita intimidade com o cavalo, às vezes tenho que dar um galope e parar perto da câmera, fico com um certo receio, mas está dando tudo certo até agora.

 
Durante as gravações no pantanal, o que fez nas horas vagas?
Fábio Neppo - Experimentei alguns pratos locais, como a sopa paraguaia, que não é uma sopa, mas sim um bolinho salgado, bem gostoso. Nas horas vagas fui para a casa do Almir (Sater) tomar banho de rio e apreciar Chico Teixeira e Almir tocarem seus violões. Um privilégio.
 

Como é sua relação com a natureza?
Fábio Neppo - Eu sou de São Paulo, mas moro em Cotia, e lá tem bastante verde, tem tucanos. Não tem arara azul, jacaré (risos). Mas tem muito verde, gosto muito de contemplar a natureza, passo horas olhando todo esse verde, os animais.
 

Como foi a preparação para dar vida ao Tião?
Fábio Neppo - Foi sensacional. Tivemos o apoio da Andrea Cavalcanti, preparadora de elenco, que foi fundamental porque nos ajudou com improvisação de cena, com a prosódia. Foram os primeiros passos. Tivemos também palestra com os peões, tudo online, devido à pandemia. Tivemos palestras sobre o bioma, relações do bioma com o ser humano, e depois nos deram informações para irmos buscando mais, como documentários sobre o Pantanal. E quando chegamos no pantanal, ficamos sempre com os peões. Eu, como gosto de observar bastante, ficava vendo o jeito deles de falar, de se movimentar. 
 

Quem é o Tião? 
Fábio Neppo - É um peão dedicado que não teve um pai para se espelhar, mas teve um patrão generoso que ensinou a lida da vida para ele.


Quem é o Quim na vida do Tião?
Fábio Neppo - O Quim é o irmão que ele não teve. É sua outra metade, um parceiro de vida, de lida. Um aprende muito com o outro, assim como eu, Fábio, ator, aprende muito com o Chico (Teixeira), músico (intérprete do personagem). Não sei se foi o destino ou foi proposital nos colocarem juntos.  

 
Na imagem, José Leôncio (Renato Góes), Tião (Fábio Neppo) e Filó (Letícia Salles). Foto: João Miguel Júnior/TV Globo

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.