segunda-feira, 9 de maio de 2022

.: "O Plantador de Abóboras", de Luís Cardoso, passeio pela história do Timor

Grande vencedor do Prêmio Oceanos 2021, "O Plantador de Abóboras" é um romance vertiginoso escrito por um autor do Timor-Leste, país asiático de língua portuguesa que lutou muito para se afirmar na geopolítica mundial.

Escrito num fluxo poético de memória e tragédia, reminiscências e episódios históricos, "O Plantador de Abóboras"  é um romance único e poderoso. Na prosa hipnotizante de Luís Cardoso, uma mulher - que por mais de duas décadas espera o retorno do noivo durante a ocupação indonésia no Timor  - relata (a um interlocutor misterioso) a história de seu país.

A origem dessa trama tem tanto a ver com a história da pequena nação asiática quanto com o seu próprio autor. Vivendo há décadas em Lisboa, Cardoso retornou ao Timor em 2001 numa viagem com José Saramago. No meio das ruínas da guerra, os dois escritores encontraram uma mulher que se pôs a falar sobre o país. “Ela estava a contar cem anos da história do Timor-Leste, três guerras sucessivas. Desde aquele dia, pus na cabeça que um dia havia de contar essa história num romance com uma voz feminina”, rememora o autor.

"O Plantador de Abóboras" é uma meditação sobre a criação do país e sobre todas as violências possíveis (o racismo, o comércio predatório, a exploração do homem pelo homem, o preconceito com os nativos, as invasões e o machismo). Belo e forte, este é um livro construído a partir de episódios históricos, lendas e tragédias políticas.

Timor, cenário mítico, não voltará a ser o mesmo depois desta viagem em que o concreto e o fantástico, Sancho Pança e Chibanga, as rosas e o café, o cavalo e o ganso, o Império Colonial e o Oriente, a espera pelo amor e os dias vertiginosos da guerra são chamados à cena. Seremos donos das nossas sementes? Poderá o mundo ser uma abóbora?

Ou, como diz a própria personagem desse romance absolutamente singular e encantatório: “Numa guerra ninguém faz considerações morais: ou se mata ou se morre. Mata-se e pronto. Mataste quantas pessoas, antes de entrares nesta casa para me dizeres que gostarias de plantar abóboras?”"Você pode comprar o livro "O Plantador de Abóboras", de Luís Cardoso, neste link. 


O autor
Luís Cardoso
nasceu no Timor-Leste, em 1958. Mudou-se para Portugal ainda jovem. É autor de "Crónica de Uma Travessia" (1997), "Requiem para o Navegador Solitário" (2007), entre outros.

 
O que disseram sobre o livro
“Um romance que nos faz refletir também que a história de uma personagem nunca é solitária — é uma história que carrega consigo a história de sua comunidade, de seu povo e, neste caso, a história de um país: o Timor-Leste.” - Itamar Vieira Junior, autor de "Torto Arado".

Livro: "O Plantador de Abóboras"
Gênero:
ficção estrangeira
Categoria: romance
Capa: Elisa v. Randow
Páginas: 160
Tiragem: 4000
Formato: 13,5 × 20,8 × 1,0 cm
Peso: 0,220 kg
Preço: R$ 59,90
Editora: Todavia
Link na Amazon: https://amzn.to/3M64Mb0

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.