segunda-feira, 27 de junho de 2022

.: "Damas Noir", uma investigação literária repleta de narrativas viscerais

"Damas Noir" é uma antologia de narrativas viscerais que reúne, além de contos, poemas de Margareth Atwood, uma surpreendente história ilustrada de Lisa Lim e o olhar ácido e irresistível de autoras como Valerie Matin, Lucy Taylor, Cassandra Khaw e muitas outras. Organizada pela premiada autora Joyce Carol Oates, Damas Noir nos convida a investigar universos sombrios, descentralizando as figuras masculinas e abrindo espaço para que outras vozes, outros olhares e outros corpos também possam ser representados.


Existe um noir feminino? Foi a partir desta pergunta que a consagrada autora Joyce Carol Oates idealizou uma jornada literária pela paisagem sombria do noir, convocando 15 vozes poderosas em busca de uma resposta. O resultado é "Damas Noir", uma coletânea de narrativas viscerais publicada no Brasil pela Darkside Books que reúne, além de contos, poemas de Margaret Atwood, uma história ilustrada de Lisa Lim e o olhar ácido e irresistível de autoras como Valerie Matin, Lucy Taylor, Cassandra Khaw e muitas outras.

Cada uma das autoras traz seu próprio ponto de vista sobre o gênero, mas o noir feminino revela algo em comum: ele surge cruel, assustador, eletrizante e sanguinolento. Em "Damas Noir", as engrenagens da ficção de crime deixam de girar em torno do eixo patriarcal, que com frequência reduz personagens femininas ao papel de vítimas ou mulheres fatais e as relega à margem de uma existência circunscrita ao domínio masculino.

Dividido em três partes, "Damas Noir" convida o leitor a perscrutar universos intrigantes: "Seus Corpos, Nossos Eus"; "Um Infortúnio Todo Seu" e, por fim, "Homicídio". Ao investigarem novas ideias sobre o noir, as autoras descentralizam as figuras masculinas e abrem espaço para que outras vozes, outros olhares e outros corpos também possam ser representados.

Publicado pela marca Crime Scene Fiction, que traz o melhor do true crime na ficção, "Damas Noir" é uma coletânea para todos os interessados nas vozes mais inspiradas e inovadoras da ficção de crime. Mais do que um livro no qual mulheres fortes e corajosas viram o jogo e recriam as regras, ele é uma celebração dos caminhos da autonomia feminina. Mais sobre o livro neste link.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.