domingo, 19 de junho de 2022

.: Espetáculo “Um Estudo sobre Dora” estreia no Theatro Municipal de SP

A peça, ainda em processo, estará em cartaz entre os dias 25 e 27 de junho, e foi indicada ao Prêmio APCA 2021 de melhor espetáculo, além da indicação ao Prêmio APTR de Teatro em quatro categorias. Foto: Alessandra Nohvais

De 25 a 27 de junho, entra em cartaz a peça “Um Estudo sobre Dora”, no Theatro Municipal. O projeto, dirigido e atuado por Sara Antunes, foi indicado ao Prêmio APCA 2021 de melhor espetáculo, além da indicação ao Prêmio APTR de Teatro em 4 categorias, incluindo melhor atriz e espetáculo.

Trata-se da abertura do processo de pesquisa para a estreia do espetáculo presencial, com novas cenas e participações especiais. A apresentação faz parte do projeto "Teatro no Theatro", que traz espetáculos teatrais para o Theatro Municipal. A peça conta a história de Maria Auxiliadora Lara Barcelos, a Dora, uma estudante mineira de medicina que, aos 23 anos, entrou para a luta armada contra a ditadura militar. Ela foi presa, torturada e exilada para a Alemanha, onde suicidou-se em 1976, aos 31 anos.

A montagem é estruturada como um caleidoscópio fragmentado mesclando trechos de cartas, imagens de arquivos e relatos autobiográficos da atriz Sara Antunes. Angela Bicalho, mãe da atriz, faz uma participação especial traçando um paralelo da vida de Dora com a trajetória familiar de Sara. Dora, mineira como os pais de Sara, nasceu no mesmo ano que a mãe de Sara que também se envolveu na resistência à ditadura, assim também aconteceu com o pai da Sara, Inácio Bueno, que foi preso e exilado.

"Ao reconstruirmos a subjetividade de períodos traumáticos que deixaram marcas profundas na história deste país, confrontamos a política da amnésia com que se pretende, reiteradamente, apagar um passado incômodo para criar campos de ignorância histórica que, novamente, convocam abertamente forças repressoras. Dora é um projeto importante de reparação histórica, de pretensão multidisciplinar em que as lutas femininas do Brasil estão em foco”, explica Sara Antunes.

Utilizando poucos elementos cênicos, a direção de arte se apoia na escrita a partir das cartas enviadas da prisão e do exílio trocadas entre Dora e sua mãe, Clélia Lara Barcelos. A direção tece uma metáfora através de fios vermelhos que viram vestidos e que viram cartas utilizando plataformas de escrita como retroprojetor, paredes, projeções.

Vestidos vermelhos, baldes e água são elementos que partiram de indicações nas cartas. A peça cobre o período de 1965 a 1976, e a trilha sonora inclui Tropicália, Violeta Parra e Torquato Neto, canções que marcaram a época e que Dora ouvia e até recomendava. Imagens de arquivo pessoais e documentos oficiais, como áudios de rádio, vídeos, fotos, recortes de jornais e revistas, são usados em cena, mesclando momentos de objetividade com experimentação, apoiados por elementos audiovisuais.


Teatro no Theatro - "Um Estudo sobre Dora"
Theatro Municipal
Dias 25, 26 e 27, às 19h
Praça Ramos de Azevedo, s/n.º - Sé - São Paulo
Telefone: 11 3053 2090


Ficha técnica
Direção, texto, atuação e figurino:
Sara Antunes
Assistente de direção e direção audiovisual: Henrique Landulfo
Concepção de imagem: Henrique Landulfo e Sara Antunes
Pesquisa de dança: Luiza Magalhães
Direção de arte: Camila Landulfo e Sara Antunes
Luz: Wagner Antônio
Desenho sonoro: Edson Secco
Projeção: André Grynwask
Participação: Angela Bicalho
Produção: Corpo Rastreado
Classificação: 14 anos
Duração: 60 minutos
Ingressos: R$ 30


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.