sexta-feira, 8 de julho de 2022

.: Iuri Bittar revisita a obra de Ernesto Nazareth e Radamés Gnatalli



Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico cultural.

O violonista, compositor e produtor musical Iuri Bittar está lançando "Alma Brasileira", álbum que apresenta arranjos inéditos para obras de Ernesto Nazareth e Radamés Gnattali, mestres da música brasileira, em especial do choro. O projeto, primeiro álbum de violão solo de Iuri Bittar, acaba de chegar às plataformas de streaming pela gravadora Biscoito Fino e confirma o músico como um dos talentos natos da arte do violão.

Para quem não sabe,  Iuri Bittar participou de diversos grupos de choro e samba, com os quais dividiu o palco com Paulinho da Viola, Paulo César Pinheiro, Luciana Rabello, Áurea Martins, Nei Lopes, Monarco, Nelson Sargento e Pedro Amorim, entre outros artistas.

O álbum tem direção musical de Ricardo Dias e conta com três convidados: os violonistas João Camarero, Paulo Aragão e Vicente Paschoal. Nele, Iuri Bittar une sua vasta experiência como violonista de choro a um minucioso trabalho de arranjo e adaptação ao violão de peças originalmente compostas para piano por Nazareth e Radamés.

O resultado foi uma série de arranjos para choros, tangos, valsas e sambas que confirmam a genialidade dos autores (Radamés e Nazareth). Para Bittar, o principal desafio foi manter as características fundamentais que fazem dessas peças verdadeiras obras-primas e, ao mesmo tempo, conseguir uma escrita e uma sonoridade características do violão. Para quem curte um som instrumental com ritmos tradicionais, esse "Alma Brasileira" é uma ótima opção, que pode ser conferida em várias plataformas de streaming.

"Escorregando"

"Brasiliana 13 II Movimento"

"Floraux"

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.