sexta-feira, 22 de julho de 2022

.: Grátis: "Shangri-Lá, Uma Distopia Tecnobrega" na Praça do Patriarca

Escrita e dirigida por André Sun, a peça de máscaras balinesas narra a saga de boêmios que armam um plano mirabolante para salvar um amigo preso por ordem de um rei autoritário. Tudo acontece ao som de clássicos e novos hits do brega nacional, cantados ao vivo pelo elenco. Serão cinco apresentações gratuitas


A resposta de um grupo de boêmios aos desmandos de um rei autoritário é o mote do espetáculo de rua e máscaras balinesas "Shangri-Lá, Uma Distopia Tecnobrega", que tem concepção, direção e dramaturgia de André Sun. A peça estreia na Praça do Patriarca, em uma minitemporada com cinco apresentações gratuitas nos dias 1º, 3, 4, 8 e 10 de agosto, às 16h. Fazem parte do elenco Amanda Schmitz, Ana Pessoa, Marcelo Moraes e Mariana Rhormens, todos integrantes do grupo Desembargadores do Furgão.

A montagem foi criada com a estrutura de um canovacci italiano, uma espécie de roteiro para os espetáculos de máscara da clássica Commedia Dell’Arte. Nessa linguagem, a descrição de cada quadro da narração serve como suporte para a representação, que é desenvolvida a partir do improviso.

A trama se passa em um futuro não tão distante no reino de Déjà Vans y Bregança, que há algum tempo era conhecido como Brasil – mas tornou-se uma terra infértil. Lá, quem manda é um rei autoritário que manda prender Jonas, um pregador sensível em busca de fiéis para a sua nova religião.

Quando sabem que o amigo foi capturado, os amigos Doutor Bongol, Juana, Panasar, Wijil e o DJ Max armam um plano para libertá-lo. Primeiro, eles tentam uma negociação pacífica; depois, partem para uma tentativa violenta; e, em seguida, armam uma nova estratégia. Todos são boêmios que frequentam o Shangri-Lá, uma espécie de boteco, pensão e karaokê, onde clientes e funcionários se confundem. Lá é um dos últimos redutos de sossego nesse país autoritário. 

“Apesar das dificuldades cotidianas e da repressão institucional, essas pessoas comuns estabelecem laços de solidariedade e se unem em prol de uma causa, em oposição à lógica individualista que muitas vezes rege os detentores de poder. Assim, o espetáculo põe em foco e homenageia as pessoas que, para resistir às arbitrariedades, burocracias e violências de um sistema disfuncional e desigual, lançam mão de uma série de práticas e gambiarras para sobreviver e ajudar umas às outras. Queremos celebrar a rua, ao promover a fruição coletiva e diversa que só ela possibilita”, revela o diretor André Sun.

Para transportar o espectador a essa realidade distópica, a cenografia da peça, criada por Maria Zuquim, é composta por um carrinho que os atores manipulam em cena, simulando um karaokê e um paredão de som. Os intérpretes se revezam em cena ao dar vida aos vários personagens – tanto os frequentadores do bar quanto às figuras do Governo. Para diferenciar esses dois grupos, o elenco vai retirando as máscaras e adicionando elementos ao figurino, idealizado por Cesar Póvero.

E, segundo o diretor, “a encenação é construída na articulação dos múltiplos universos tratados: as máscaras balinesas e sua alta estilização e a intensidade corporal; a violência e crueza das distopias pós-apocalípticas; e o brega enquanto matriz musical, estética e sentimental”.


Sinopse
"Shangri-Lá, Uma Distopia Tecnobrega" é um espetáculo de rua e de máscaras balinesas, ambientado em um futuro não tão distante e no também não tão distante Reino de Déjà Vans y Bregança. A comédia é centrada nos frequentadores do Shangri-Lá, misto de boteco, pensão e karaokê em que funcionários e clientes se confundem, na cumplicidade típica dos boêmios. O bar é a única válvula de escape para sobreviverem aos desmandos autoritários do Rei, e se em geral o grupo faz de tudo para passar despercebido pelo poder, a prisão arbitrária de um antigo amigo os faz desafiar o sistema vigente, tramando um audacioso plano para resgatar o colega.

Ficha técnica
Concepção, direção e dramaturgia:
André Sun
Elenco: Amanda Schmitz, Ana Pessoa, Marcelo Moraes e Mariana Rhormens
Direção de arte: Antonio Apolinário
Figurino: Cesar Póvero
Costura: Rusmarry Oliveira de Araújo
Cenografia: Maria Zuquim
Assistente de direção: Artur Mattar
Produção: MoviCena Produções - Karina Cardoso 
Apoio: Desembargadores do Furgão
Direção musical, trilha original e operação de som: Max Huszar
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Projeto gráfico: Gabriela Platy Madureira
Agradecimentos: Alex Sun, Aline Olmos, Elvira Gago, Lucas Laureno, Luiz Antonio Farina e Tadeu Amaral.
Dedicado a Mario Santana.


Serviço
"Shangri-Lá, Uma Distopia Tecnobrega", de André Sun
Apresentações:
dias 1º, 3, 4, 8 e 10 de agosto, às 16h
Praça do Patriarca - Praça do Patriarca, s/n.º, Centro
Ingressos: grátis, basta chegar
Classificação: livre (indicado para pessoas a partir de 10 anos)
Duração: 60 minutos 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.