terça-feira, 26 de julho de 2022

.: Zélia Duncan e Bruna Linzmeyer estão no curta premiado em Sundance

Cena de ‘Uma Paciência Selvagem Me Trouxe Até Aqui’ (Créditos: Divulgação)


O curta-metragem “Uma Paciência Selvagem Me Trouxe Até Aqui”, vencedor do prêmio especial do júri do Festival de Sundance, em janeiro deste ano, participa do Cabíria Festival Audiovisual, dedicado ao protagonismo feminino e à diversidade no audiovisual. O evento ocorre presencialmente de 27 a 30 de julho no Circuito Spcine - Centro Cultural São Paulo (CCSP), na capital paulista, e se estende online até 3 de agosto para todo o Brasil, exibindo 23 produções, entre curtas, longa e microfilmes. Toda programação é gratuita. Confira em  cabiria.com.br 

No CCSP, “Uma Paciência Selvagem Me Trouxe Até Aqui” será exibido dia 28, às 16h, na mesma sessão do longa “Indianara”, de Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa. A retirada de senhas deve ser feita na bilheteria, uma hora antes. Na plataforma de streaming Cardume a produção estará  disponível de 29 a 31 de julho.

O curta, dirigido por Érica Sarmet, celebra a representatividade lésbica e conta com Zélia Duncan – como protagonista -, Bruna Linzmeyer, Camila Rocha, Clarissa Ribeiro e Lorre Motta no elenco. Suas respectivas personagens se encontram em uma festa e, mais que uma casualidade, essa reunião se configura como um compartilhamento de experiências entre mulheres lésbicas de diferentes gerações. Vange – personagem de Zélia Duncan – divide suas memórias e afetos com as mais jovens, em um reconhecimento às que vieram antes e abriram portas com uma “paciência selvagem”. O título do curta vem de um poema de Adrienne Rich, sobre o amadurecimento trazido com o tempo e a percepção de que o passado é parte de quem somos no presente.

Além desse, outros setes curtas-metragens estão na programação da Mostra Cabíria, que pode ser conferida na plataforma Cardume, exceto Curupira e a máquina do destino, com sessão presencial no CCSP dia 30 de julho, às 16h. Confira as sinopses dos curtas-metragens desta edição:  


“Boa Sorte e Até Breve”, de Bruna Schelb Corrêa (Fic, Fantasia, BR- MG, 2022, 9’) (Livre)

Sinopse: O reencontro de uma mulher consigo mesma.


“Chão de Fábrica”, de Nina Kopko (Fic, Drama, 24’, SP, 2021) (+14)

Sinopse: 1979. As máquinas desligam para o horário do almoço dentro de uma metalúrgica de São Bernardo do Campo. Quatro operárias comem dentro do banheiro feminino. Entre risos e conflitos, cada uma guarda o seu segredo.


“Curupira e a máquina do destino” (Brasil - AM, 2021, 25’, documentário/experimental)

Sinopse: Filmado no Amazonas, na Estrada Fantasma BR-319, Transamazônica BR-230 e no Distrito da Realidade, Curupira e a máquina do destino é o encontro entre uma curupira e o fantasma encarnado de Iracema.


“Per Capita”, de Lia Letícia (Fic, Exp, 15’, BR-PE, 2021) (+14)

Sinopse: Como despertar ­uma gente entorpecida que tinha tudo, que comprara todos os sonhos que o dinheiro pode comprar e sabia que tinha sido uma pechincha?


“Quando a Noite Chegar, Pise Devagar”, de Gabriela Alcântara (Fic, Suspense, 21’, PE, 2021) (+14)

Sinopse: Quando Caia se muda para um novo apartamento, coisas estranhas começam a acontecer. Assombrada por uma presença inexplicável, ela busca na umbanda as forças para enfrentar seus medos.


“Transviar”, de Maíra Tristão (Doc, 13’, BR-ES/Alemanha, 2021) (Livre)

Sinopse: Carla nasceu na tradição das paneleiras de barro. Mulher transexual, Carla é filha, neta e bisneta de paneleiras, aprendeu a modelar as panelas como modelou sua identidade. Transviar é sobre romper as regras e sobre os encontros através do manguezal.


“Uma Noite Sem Lua”, de Castiel Vitorino Brasileiro (Doc, BR-SP/ES/Alemanha, 2020, 30’) (+12)

Sinopse: Pois o limite das linguagens usadas para descrever nossas transfigurações, é a palavra.


Centro Cultural São Paulo - Circuito Spcine - CCSP (Sala Lima Barreto)

Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade, São Paulo/SP

Retirada de senha 1h antes de cada atividade

Informações em cabiria.com.br 

Online: Cardume – Mostra Cabíria, cardume.tv.br, conteúdo gratuito com acesso mediante cadastro simples na plataforma


O Festival: O Cabíria Festival Audiovisual é uma expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro, que desde 2015 premia roteiros escritos e protagonizados por autoras autoidentificadas mulheres, visando contribuir para sua maior representatividade nas telas e atrás das câmeras. Em seis edições (2016-2021), o prêmio recebeu inscrições de cerca de mil roteiros e premiou 68.

O festival impulsiona conteúdos realizados por mulheres e busca agregar expressões, identidades de gênero diversas e comunidades LGBTQIAPN+. Desde 2019, mobiliza uma rede de cineastas, storytellers e produtores de conteúdos promovendo um grande encontro entre público, cadeia produtiva e realizadores para a maior representatividade e diversidade no audiovisual. Em sua 4ª edição, entre 27 de julho a 03 de agosto, articula uma programação composta de Mostra de Filmes, encontros profissionais e de formação, premiação e laboratório de roteiros. 

O festival conta com o patrocínio da Spcine, parceria da Embaixada da França, Goethe Institut Rio de Janeiro, Projeto Paradiso, Telecine, MUBI, e apoio do Cardume Curtas, Hysteria, Parafernalha, Webedia, Globo, Selo Elas, Elo Company, ABRA, Final Draft, Instituto Dona de Si, Serie Lab, FRAPA, Rota Festival, Embaúba Filmes, Canal Curta, Imprensa Mahon e Revista Piauí.

Siga nas redes: instagram.com/cabiria_festival | facebook.com/cabiriafestival

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.