terça-feira, 9 de agosto de 2022

.: "A Morte de Vivek Oji", um romance sobre personas sexuais na sociedade


Sensação da nova ficção nigeriana, livro de Akwaeke Emezi é irresistivelmente contemporâneo e propõe um olhar apurado sobre o amadurecimento, a sexualidade, o luto e o amor.

Enredo fluido, conduzido a partir de idas e vindas temporais e múltiplas perspectivas, o livro "A Morte de Vivek Oji", de Akwaeke Emezi, sensação da nova ficção nigeriana, acompanha as vidas de personagens que orbitam ao redor de Vivek, cuja morte é anunciada já no título, mas que só com o avançar da trama é possível entenders como ela se deu e o que significa. 

O livro lançado pela editora Todavia apresenta uma narrativa de descobertas e reinvenções, atravessada por questões de gênero que ora são profundamente desconhecidas, ora bastante familiares, tudo magistralmente orquestrado numa obra de autoria não binária que, na prática, é uma excelente resposta a quem ainda hoje insiste em reduzir existências trans a uma história única. 

Inúmeros estranhamentos nos tomam quando mergulhamos em "A Morte de Vivek Oji", o que não quer dizer que a obra será de difícil compreensão. Estranhamentos com os nomes próprios, muito distintos dos que usamos por aqui e que só com o avançar da leitura descobriremos se se referem a homens ou mulheres, como Osita, Kavita, Chika, Vivek, Nnemdi e outros tantos.

Com os termos inusitados que aparecem por todo o romance, sobretudo nos diálogos, mas não apenas neles, como "abeg", "nna mehn", "nko" etc. Estranhamentos com questões culturais, indicativos da pouca intimidade que temos com a(s) história(s) da Nigéria, como no caso das Nigesposas. No entanto, a despeito desses estranhamentos, será difícil abandonar a leitura. 

Escrito com sensibilidade e graça, este romance apresenta um olhar apurado sobre o amadurecimento, a sexualidade, o luto e o amor. Você pode comprar o livro "A Morte de Vivek Oji", de Akwaeke Emezi, neste link.

Sobre a autora
Akwaeke Emezi nasceu em 1987, na Nigéria. Identifica-se como Ọgbanje (espírito intruso que nasce em forma humana e resulta em um terceiro gênero). Publicou "Água Doce" e "Pet".


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.