sexta-feira, 23 de setembro de 2022

.: "Dicionário das palavras perdidas" e a relevância do movimento sufragista

"Dicionário das palavras perdidas" é uma história brilhantemente bem pesquisada, aprofundada e necessária sobre o poder das palavras, a relevância do movimento sufragista e a urgência de a mulher poder contar a própria história. Nesta narrativa, acompanhamos o processo de preparação do primeiro Dicionário Oxford de Língua Inglesa através da pequena Esme, uma menina órfã de mãe, criada pelo pai lexicógrafo. 

À medida que cresce, ela percebe que termos relacionados às experiências de mulheres muitas vezes eram descartados por homens que, consciente ou inconscientemente, trabalhavam para moldar o dicionário com base em sua própria visão do mundo. Assim, Esme começa uma emocionante jornada de resgate às palavras para montar seu próprio dicionário.

A inspiração da autora Pip Williams veio depois de ler sobre o processo de compilação do Dicionário Oxford de Língua Inglesa e perceber que todos os envolvidos nas definições das palavras eram homens. Ao pesquisar mais sobre a representatividade das mulheres nesta dinâmica, encontrou uma curiosa história sobre uma palavra perdida e se fez duas perguntas: “As palavras significam coisas diferentes para homens e mulheres? Se sim, é possível que a gente tenha perdido algo no processo para defini-las?”.

Compre "Dicionário das palavras perdidas", da autora Pip Williams, aqui: amzn.to/3xLXzHZ


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.