sexta-feira, 23 de setembro de 2022

.: Crítica: "Não Se Preocupe, Querida" é imperdível suspense perturbador


Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em setembro de 2022 


Na trama do longa dirigido por Olivia Wilde (que também interpreta Bunny, a amiga da protagonista), "Não Se Preocupe, Querida", vivem casais felizes, que levam a vida igualzinho as estampadas em revistas dos anos 50, uma vez que pertencem à comunidade do projeto experimental "Vitória". Mulheres exemplares com a casa dos sonhos, no papel das famigeradas recatadas e do lar. Com vestidos em cores vibrantes abaixo dos joelhos e sapatilhas combinando, num cenário sempre ensolarado e com o toque verde da natureza. 

Tornando tudo ainda mais provocativo e interessante, despedem-se de seus maridos com acenos, na saída de casa. Eles, partem nos próprios carros novos em folha, formando fila, em direção ao trabalho -que é um mistério para as mulheres. Tudo ali fecha a coreografia repetida diariamente. Esquisito?! Totalmente! De toda forma, a situação padronizada e a mensagem de que há um limite para se chegar, aumentam a curiosidade de Alice. 

Como todos chegaram ali?! E por quê estão participando de tal projeto?! São os questionamentos que fazem Alice Chambers (Florence Pugh), esposa de Jack Chambers (Harry Styles) embarcar na confusão mental da amiga, Margaret (Kiki Layne), que num encontro de membros do projeto, a céu aberto, em um dia lindo, despeja falas perturbadoras. Assim, Alice fica ainda mais intrigada, afinal, Margaret é uma amiga. 



No entanto, o casal de protagonistas, que personifica o retrato da felicidade em que a trama é focada, vive em meio a labaredas incessantes de amor como se ainda fossem recém-casados. Todavia, Alice sai do "script" e vai além do limite permitido de "Vitória", após ver um avião cair e tentar prestar socorro. Ela, de vestido, bolsa e sapatilhas na cor preta, atravessa um deserto e se depara coma espécie de portal onde vive uma experiência que, depois chega a confundir com um sonho, ou melhor, um pesadelo.

 

A situação final da amiga Margaret e a lembrança da experiência "de choque" são os combustíveis perfeitos para que Alice alimente ainda mais as diversas questões sobre a vida que todos levam ali. Assim, o filme de 2h03, ora remete ao clássico "O Show de Truman", ora parece caminhar pela temática de "Westworld", sobrando tempo suficiente para transitar pela essência de "Matrix". Contudo, o misto de suspense e cenas mais calientes remetem aos seriados de terror de Ryan Murphy e Brad Falchuk, "American Horror Story" e seu spin-off "American Horror Stories".

"Não Se Preocupe, Querida" pode ser rotulado como um "mix" de outras produções, mas consegue apresentar a própria história e provocar quem está do outro lado da telona. Sem contar que é levado por grande elenco, como Chris Pine, Olivia Wilde, Harry Styles e Gemma Chan. Por outro lado, o destaque da produção é Florence Pugh. 

Infelizmente, as fofocas sobre as confusões nos bastidores (do elenco) causaram mais furor na imprensa do que o excelente filme em si. "Não Se Preocupe, Querida" é uma produção que chega com jeito de clássico ao retratar o jogo de interesses de manipuladores, a busca desesperada de fazer parte de algo para existir, a fuga da realidade desanimadora, o desejo desmedido -na base do custe o que custar- para ter a vida dos sonhos e, ainda, cutuca a doentia padronização. Filmaço imperdível!

Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - uma oportunidade para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


Filme:Não Se Preocupe, Querida (Don't Worry Darling, 2022)
Gênero: Thriller, terror
Duração: 2h03
Diretora: Olivia Wilde
Classificação: 16 anos (Conteúdo Sexual, Drogas Lícitas, Violência)
Elenco: Florence Pugh, Olivia Wilde, Harry Styles, Chris Pine, Gemma Chan, Kiki Layne


Mary Ellen Farias dos Santos, editora do portal cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

Trailer





← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.