quarta-feira, 7 de setembro de 2022

.: Documentário “O Grande Irmão” chega aos cinemas na quinta


Cena do filme “O Grande Irmão”. Crédito: Divulgação


“O Grande Irmão”, uma coprodução entre o Canal Brasil, Globo Filmes e GloboNews, chega aos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Distrito Federal, Salvador e Porto Alegre na quinta-feira, dia 8 de setembro. O documentário dirigido por Camilo Tavares discute as consequências da violência de Estado e a consolidação da Democracia no Brasil e na América Latina através de uma análise sobre a ditadura chilena.

Com rico material de arquivo do golpe de estado que o Chile enfrentou e do regime ditatorial de 17 anos, “O Grande Irmão” expõe documentos secretos e confidenciais de entidades como Itamaraty, Embaixada Brasileira no Chile, CIA e Casa Branca.

O filme conta ainda com depoimentos de historiadores, vítimas da violência de Estado e nomes importantes do contexto político sul-americano da época, como: Delfim Netto (Ministro da Fazenda no governo Médici), Almino Afonso, José Serra, Orlando Sáenz (Ministro da Fazenda do Chile no governo Pinochet), Peter Kornbluh ( National Security Archives- Washington) e o cineasta chileno Patrício Guzmán.

Sinopse: 11 Setembro 1973, Santiago do Chile, Chile. O presidente eleito Salvador Allende, que planejava um governo socialista, sofre um golpe de Estado que contou com o apoio do governo militar Brasileiro e participação dos Estados Unidos. Começou assim a sangrenta ditadura do general Pinochet que durou 17 anos e teve graves consequências para a Democracia em toda a América Latina.


“O Grande Irmão” (2022) (89’)

Direção: Camilo Tavares

Classificação: 14 Anos


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.