sábado, 1 de outubro de 2022

.: Dramaturgo Ed Anderson lança livro com textos sobre relações familiares

O dramaturgo e autor Ed Anderson debruçou sobre o tema da perda para compor uma obra que contempla quatro textos que estão no livro "Estudos Sobre a Perda - Dramaturgias", publicado pela editora Humana Letra. Três deles já foram encenados na capital paulista, "Os Dois e Aquele Muro", "Para Duas" e "Piso Molhado"; e "Dois por Um Bordeaux" é inédito nos palcos. O lançamento acontece no dia 10 de outubro, às 18h30, na Drummond Livraria, situada no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073. Foto: Silvana Garzaro 

O dramaturgo e autor Ed Anderson debruçou sobre o tema da perda para compor uma obra que contempla quatro textos que estão no livro "Estudos sobre a Perda - Dramaturgias", publicado pela editora Humana Letra. Três deles já foram encenados na capital paulista, "Os Dois e Aquele Muro", "Para Duas" e "Piso Molhado"; e "Dois por Um Bordeaux" é inédito nos palcos. O lançamento acontece no dia 10 de outubro, às 18h30, na Drummond Livraria, situada no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.

Na noite de lançamento haverá um bate-papo com o tema Drama publicado, encenado e cotidiano: convergências possíveis, com a presença da atriz e diretora Ester Laccava e do crítico e jornalista Dirceu Alves Jr. As quatros peças que formam o volume, têm em comum a exposição de situações mal resolvidas, originadas em famílias repletas de imperfeições e sentimentos contraditórios, que, por vezes, precisam da muleta da imaginação como alívio.

A edição do livro conta com prefácio do jornalista e crítico teatral Dirceu Alves Jr e depoimentos de artistas que compõem parte do cenário teatral da cidade como Ester Laccava, Elias Andreato, Helio Cicero, Karin Rodrigues e Tuna Dwek.

Para o autor, o lançamento é de grande valor afetivo pelo que representa aos envolvidos com as montagens anteriores dos textos e pelo futuro que bate à porta ao propiciar o registro de parte da produção dramatúrgica nacional - fomentando a sua memória - e o favorecimento a democratização do hábito de leituras de textos teatrais, ainda pouco comum, bem como o contato com diretores, estudantes e grupos teatrais para oportunas montagens.

Segundo Dirceu Alves Jr, o dramaturgo Ed Anderson explora a imaginação dos personagens como gatilho detonador dos conflitos nos seus textos. "'Estudos Sobre a Perda' traz um recorte de sua obra, produzida na década de 2010, uma fase em que o teatro brasileiro começou a deixar de lado as temáticas intimistas em nome de questões coletivas e pautas identitárias. Se a maioria dos artistas entrou em sintonia com as convulsões sociais e políticas, Anderson não fechou os olhos para os temas latentes – em 'Piso Molhado', por exemplo, eles vão além das entrelinhas e em 'Para Duas' existem referências a uma libertação feminina –, mas preferiu buscar o espelhamento do espectador/leitor através da identificação pessoal nas relações travadas entre pais e filhos. Virou moda usar o termo 'família disfuncional' ao retratar pessoas ligadas pelo sangue que não convivem em plena harmonia. Em sua escrita madura, entretanto, Anderson foge de estereótipos porque já deve ter assimilado que nenhuma relação cumpre perfeitamente todas as suas funções e, nem por isso, a caricatura se faz presente ao transformá-las em ficção”, afirma.

Ester Laccava enfatiza: “Como intérprete e discípula do teatro há 40 anos, não é difícil descrever o 'serviço' desse autor contemporâneo. Seus textos expressam sua curiosidade e inquietação pela vida dos homens. Suas conexões realistas, surrealistas, culturais, regionais, universais, nos transformam em curiosos, também. Ficamos todos curiosos diante de sua obra. Todos que assistem, leem, dirigem ou interpretam. Ele tem o poder de nos cutucar, de nos acordar para os detalhes. Ahhhh...os detalhes que são tudo na 'colcha' da vida. O Ed funciona como uma linha fina, complexa, forte, que amarra, costura e borda de maneira surpreendente todas as formas da existência”.

Para o editor José Carlos Honório, os textos reunidos no livro unem e munem com algumas ferramentas primordiais para a manutenção da psique equilibrada. "Falar de psique em tempos atuais é tarefa hercúlea e, por vezes, desgastante. Como nas situações de perda nos textos do autor. Falar abstratamente de arte é movimento de prazer e livre de angústia. Somos o que somos. O autor é o que cria. Quando criamos fazemos arte. Arte nos aproxima. Nunca só se perde. Sempre ganhamos na perda. O que precisamos é identificar onde ganhamos e gozar...Como editor, fico muito satisfeito, no sentido exato da satisfação, em trazer aos olhos dos outros esses trechos de vidas, tão assemelhados aos nossos”.

O autor foi contemplado recentemente com o Prêmio de Literatura Cidade de Manaus/ Dramaturgia e recebeu reconhecimento pelo seu histórico de realização em literatura, através do edital ProAc Expresso Lab, que favoreceu publicação pela Editora Humana Letra, capitaneada por José Carlos Honório.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.