terça-feira, 22 de novembro de 2022

.: "A Arte da Biografia": Lira Neto ensina a como escrever histórias de vida


Combinando experiência e reflexão crítica, estudo e prática, "A Arte da Biografia: Como Oferecer Histórias de Vida" recupera a história do gênero e traz ensinamentos sobre seu processo de escrita pela arguta prosa de Lira Neto.

Como iniciar o trabalho de pesquisa para escrever uma biografia? Como produzir uma narrativa de não ficção fluente e sedutora, com base em investigação sólida, ancorada em documentos, jornais de época, cartas, fotografias e entrevistas? Como ler e organizar o vasto material recolhido, e depois extrair dele os elementos fundamentais de uma escrita que transporte o leitor para dentro da cena? Como conciliar o rigor no tratamento com as fontes históricas e o prazer do texto?

Este livro oferece uma coleção de lições valiosas acerca do processo de escrita biográfica. Autor das biografias de Getúlio Vargas, Padre Cícero, presidente Castello Branco, Maysa Matarazzo, além de "Uma História do Samba" e "Arrancados da Terra", o escritor Lira Neto dá conselhos e indica caminhos de pesquisa, reúne farta seleção de exemplos a partir de sua própria produção e de reflexões a respeito da arte de escrever.

Analisando as fronteiras entre ficção e biografia, as lacunas do relato memorialista e o horizonte ético de cada obra, Lira Neto perscruta os contornos do fazer biográfico e suas possibilidades narrativas, aliando teoria e prática num volume essencial para todos que gostam de ler – e querem escrever – histórias de vida. Você pode comprar o livro "A Arte da Biografia: Como Oferecer Histórias de Vida" neste link.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.