segunda-feira, 21 de novembro de 2022

.: Camila Sosa Villada vem ao Brasil para lançar livro inédito

Autora de "O Parque das Irmãs Magníficas", Camila Sosa Villada vem ao Brasil para lançar livro inédito "Sou Uma Tola por te Querer". A escritora argentina convidada da Flip mescla a realidade, muitas vezes terrível, de personagens marginais ao imaginário, com boas doses de realismo mágico 

O que têm em comum uma mulher que ganha a vida como namorada de aluguel para homens gays nos idos de 1990, uma travesti que cruza ninguém menos que Billie Holiday em uma boca de fumo no Harlem e um grupo de jogadores de rúgbi que tenta pechinchar o preço de uma noite de sexo e acaba levando o troco?

Cada um, à sua maneira peculiar, assume o protagonismo em histórias que dão vida à coletânea de contos "Sou Uma Tola por te Querer", escrita por Camila Sosa Villada e que será lançada durante a Flip - Festa Literária Internacional de Paraty, em novembro deste ano, pelo selo Tusquets da editora Planeta. Os contos fazem diversas referências ao livro "O Parque das Irmãs Magníficas", publicado em 2021 pelo mesmo selo e responsável por consagrar Camila como uma das principais vozes trans latino-americanas.

Em narrativas que serpenteiam as fronteiras entre o real e o imaginário, monjas, avós, crianças e cachorros nunca são o que parecem ser e personagens extravagantes e agudamente humanos -- brilhantemente moldados pela escritora argentina -- enfrentam uma realidade nefasta de maneira tão fantástica e estranha quanto eles próprios.

Com estilo único e honrando a tradição oral da literatura latino-americana com desenvoltura, Camila se consolida como uma das vozes mais potentes e originais da contemporaneidade, descortinando uma imaginação deslumbrante e instintivamente atrevida, que nos convida a desbravar os submundos extraordinários que pulsam em sua mente. Você pode comprar o livro "Sou Uma Tola por te Querer" neste link.


Trechos do conto "Obrigada, Difunta Correa"
“Dizem por aí que as mães sabem de tudo. Mas La Grace não estava preparada para saber nada. Em seu coração de dona de casa, só havia lugar para a suspeita de que sua filha não estava nada bem, que talvez andasse metida em coisas estranhas, mas não queria dizer a palavra prostituição e se negava a pensar mais além.”

“Aos poucos e timidamente, enquanto terminava de me vestir e de guardar as coisas nas malas, apareceu aquele velho mau que me coube como pai. Vinha com toda a sua vergonha nas costas. Tinha sangrado durante toda a peça, em silêncio, recebendo as sarrafadas lorquianas. Nunca ninguém falou com ele daquele jeito sem levar porrada. Mas sua filha travesti e prostituta, a razão de sua promessa para a Difunta, contou para ele a sua versão do milagre.”


Sobre a autora
Camila Sosa Villada nasceu em 1982, na cidade de La Falda, Argentina. Formou-se em Comunicação Social e Teatro, na Universidade Nacional de Córdoba, e em 2009, como atriz, estreou seu primeiro espetáculo, "Carnes Tolendas: Retrato Escénico de Un Travesti". Em meio a diversos trabalhos nos palcos, no cinema e na televisão, passou a dedicar-se à escrita. É autora do livro de poemas “La Novia de Sandro”, do ensaio “El Viaje Inútil” e dos romances “Tesis Sobre Una Domesticación” e "O Parque das Irmãs Magníficas" - esse último também publicado pelo selo Tusquets da Editora Planeta. Sucesso de público e aclamado pela crítica, o livro foi traduzido para vários idiomas e recebeu o prestigioso Prêmio Sor Juana Inés de la Cruz, em 2020, outorgado pela Feria Internacional del Libro de Guadalajara (FIL).


Eventos de lançamento
Dia 24 de novembro - Quinta-feira - às 20h30
Bate-papo e sessão de autógrafos com a autora
Participação de Luciany Aparecida
Auditório da Matriz -
Paraty/RJ (Evento oficial Flip)

Dia 25 de novembro - Sexta-feira - às 10h
Bate-papo e sessão de autógrafos com a autora
Mediação de Tiago Ferro
Casa Folha -
Paraty/RJ

Dia 26 de novembro - Sábado, às16h
Bate-papo e sessão de autógrafos com a autora
Participação de Chico Felitti e mediação de Cristiano Aguiar
Palco Praça Aberta -
Paraty/RJ

Dia 1º de dezembro - Quinta-feira, às 19h
Bate-papo e sessão de autógrafos com a autora
Mediação de Bárbara Krauss
Blooks Livraria -
Praia de Botafogo, 316 - Lojas D e E - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ

Dia 3 de dezembro - Sábado, às 15h
Bate-papo com Camila Sosa - Clube de Leitura da Janela
Janela Livraria -
R. Maria Angélica, 171 - loja B - Jardim Botânico, Rio de Janeiro/RJ

Dia 4 de dezembro - Domingo, às 15h
Bate-papo com Camila Sosa Villada e Amara Moira
Mediação de Adriana Ferreira
Livraria Megafauna -
Av. Ipiranga, 200 - loja 53 (Copan) - Centro Histórico de São Paulo -- São Paulo/SP


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.