segunda-feira, 21 de novembro de 2022

.: "Clarice Lispector - A Descoberta do Mundo" estreia nos cinemas dia 8


Longa-metragem terá duas exibições na Flip - Festa Literária Internacional de Paraty, nos dias 25 e 27 de novembro, com presença da diretora Taciana Oliveira, da roteirista Teresa Montero e da produtora Águeda Amaral

"Clarice Lispector - A Descoberta do Mundo" mergulha na intimidade da escritora abordando aspectos pouco explorados da sua personalidade e da sua história, contada a partir de duas narrativas cinematográficas que deslizam de forma paralela: a narrativa das imagens e a do texto.

A primeira nos prepara para o impacto da segunda, quando os depoimentos, documentos e frases que ganham mobilidade rítmica para entrar em outra estrutura hierárquica, que é uma mistura das duas. O filme dá a impressão de descobrir, junto com quem assiste, as frestas da personalidade de uma mulher enigmática, que escreveu sobre temas complexos de uma forma extremamente clara - e profunda. Some-se a isso a rica documentação levantada e a riqueza plural das imagens coletadas, e temos a construção de uma realidade espontânea.

Clarice Lispector é uma personagem que oferece mil possibilidades de decifração, todas verossímeis. Taciana Oliveira opta por sequências marcadas pelo feminino, no que ele guarda de delicadeza e força e oferece aos espectadores uma descoberta interior do mundo da escritora: a narrativa da menina refugiada, paixões e desilusões, tragédias que marcaram o corpo.

O filme é um ensaio documental criado a partir de uma seleção de depoimentos da escritora Clarice Lispector e entrevistas com amigos e familiares em uma costura poética visual de trechos adaptados da sua obra. O filme contempla a exibição de material inédito e resgata a participação da escritora no programa "Os Mágicos" da TV Educativa, em dezembro de 1976.

Flip - Festa Literária Internacional de Paraty
Cinema da Praça -
Rua Marechal Deodoro, 3 - Centro Histórico de Paraty.
Sexta-feira, 25 de novembro, às 17h: exibição do filme + conversa com Taciana Oliveira e Teresa Montero após a sessão.
Domingo, 27 de novembro, às 17h: exibição do filme.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.