sábado, 10 de dezembro de 2022

.: Crítica musical: Djavan chega ao 25º álbum, djavaneando como sempre


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico cultural.

Djavan está lançando o seu mais recente disco com composições inéditas. Intitulado apenas “D”, o trabalho traz canções com temáticas atuais e arranjos que mantém o seu balanço pop característico, além de um dueto com Milton Nascimento na faixa "Beleza Destruída".

Ele responde pela produção e pelos arranjos, que usam de forma correta os sopros, com aqueles já conhecidos toques jazzísticos pontuados com uma malemolência única e original. Alguns temas parecem ter inspiração no período pandêmico, buscando sempre mensagens positivas focadas no futuro e em mensagens de superação dos problemas que o isolamento causou nas pessoas.

"Beleza Destruída", o dueto com Milton Nascimento, chama a atenção para a necessidade de se preservar a natureza. “A mata queimando/Joga a esperança na mais cruel solidão, solidão/ Chuva demais pra uns e de menos pros demais/Causando mais sofrer, mais sofre...r”. Ouvir as vozes lendárias de Djavan e Milton juntas em uma canção é um privilégio para qualquer ouvinte.

Nas demais faixas ele segue djavaneando como sempre. Canções como “Num Mundo de Paz”, “Quase Fantasia”, “Sevilhando” e “Ao Menos Um Porto” trazem aquele balanço irresistível de apelo pop jazzístico, que é reconhecido logo nos primeiros acordes dos arranjos.

Na canção "Iluminado", Djavan é acompanhado pelos filhos nos vocais. E a letra explora novamente o tema com foco no alto astral. “Fazer o bem/É sempre uma coisa dada/Sem esperar nada/Sem olhar a quem/Vamos sorrir/Pra não cair em cilada/Quem não ri de nada/Não sabe o que tem...”.

Se é para djavanear, que seja então por temas positivos mesmo. Não que ele precise provar algo depois de tantos anos de carreira. Mas já estávamos sentindo falta de ouvir aquele hit com o seu balanço pop característico, feito sob medida para tocar nas rádios. E esse novo disco chega exatamente para preencher essa lacuna. 

"Num Mundo de Paz"

"Beleza Destruída"

"Sevilhando"

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.