quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

.: "Pureza": livro de Garth Greenwell se aprofunda em um universo de amor


Na cidade de Sófia, capital da Bulgária, respiram-se os ares agitados de uma democracia recém-conquistada. Em meio a essa atmosfera efervescente - cheia de eletricidade, libido e busca pelo prazer - Garth Greenwell dá voz a um professor americano que fez da Bulgária sua casa. No início do romance "Pureza", publicado no Brasil pela editora Todavia, o protagonista acaba de se separar de R., um estudante de Portugal, o único homem que já amou com um sentimento de pureza que nem imaginava ser possível. 

Nesta nova etapa de sua vida, uma série de encontros com estudantes, outros escritores como ele ou amantes esporádicos revelam novas formas de intimidade, poder sexual e desejo que o confrontarão com suas cicatrizes. O romance começa justamente quando a história de amor termina. É o momento em que o narrador descobre a vida que se abre para ele sob o signo do desespero, mas também da liberdade — os aplicativos de encontro descortinam um imenso campo de aventuras possíveis. 

Uma transformação social e também física se dá quando ele vivencia a submissão sadomasoquista com um estranho, questionando os limites do prazer, da dor e do abandono aos desejos do outro. No centro desse tríptico ele relembra sua história de amor com R. As primeiras semanas, depois a rotina apaixonada e a partida inexorável de seu amante. Por fim, na terceira parte do livro reencontramos o narrador após o rompimento, desta vez tentando a dominação sexual e brincando com os limites de seus princípios morais ao flertar com um de seus ex-alunos.

O aclamado segundo romance de Garth Greenwell pode ser lido como um livro de histórias ou como uma delicada sinfonia em três movimentos. Com sua prosa sensual e rica em detalhes, meditações e descrições acuradas, Greenwell consegue capturar no papel os diferentes dialetos do erotismo e do desejo contemporâneos em um texto de força extraordinária. Você pode comprar o romance "Pureza" neste link.


O autor
Nascido em 1978, o norte-americano Garth Greenwell é poeta, crítico e professor. Com "O que Te Pertence", tornou-se um dos nomes mais celebrados da ficção contemporânea. Compre o romance "Pureza" neste link.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.