sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

.: "I Am The Moon": Tedeschi Trucks Band lança um álbum conceitual


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico cultural.


A Tedeschi Trucks Band lançou "I Am The Moon", o novo álbum que funciona como uma jornada musical expansiva, inspirada e ambiciosa, impulsionando o conjunto para um novo e emocionante território criativo.

Durante a pandemia, a banda buscava uma maneira de se conectar uns aos outros em seu ofício. Eles saíram de uma apresentação triunfante do clássico "Layla and Other Assorted Love Songs" de Derek and the Dominoes com Trey Anastasio, que posteriormente levou ao lançamento do álbum ao vivo da banda, "Layla: Revisited".

Procurando por uma ideia, o vocalista Mike Mattison recorreu ao rico material de origem de Layla para se inspirar: Layla e Majnun, o lendário poema narrativo de noventa páginas de amantes desafortunados do poeta do século XII, Nizami.

Como exercício de escrita, Mattison desafiou o grupo a mergulhar nos temas mais profundos do poema. Como ele apontou, “Layla” de Clapton usou apenas um elemento do poema – a loucura de amor de Majnun – enquanto o poema em si contém vários outros temas como drama familiar, classismo, isolamento, julgamento e o custo severo da mania obstinada, mesmo em causa do amor. (De fato, acredita-se que Layla e Majnun sejam a inspiração por trás de Romeu e Julieta de Shakespeare e muitos outros clássicos literários orientais e ocidentais)

O desafio foi aceito. A banda escreveu e gravou um dos melhores materiais de sua carreira: uma conceituação que abrange a riqueza da música americana como só eles conseguem fazer. As sessões de gravação foram tão bem sucedidas que resultaram em pouco mais de duas horas de música. O álbum foi subdividido em quatro partes: "Crescent", "Ascension", "The Fall" e "Farewell". Apesar de sua natureza extensa, as faixas de I Am The Moon também funcionam de forma independente porque são concisas e viscerais, sintetizando e aprimorando a natureza da narrativa.

Destaco as faixas Hear My Dear, Rainy Day, I Am The Moon, Take Me As I Am e Last Night In The Rain, todas com aquele apelo de rock setentista. O vocal de Susan Tedeschi é outro ponto forte. É como se ela e o guitarrista Derek Trucks continuassem o que Delaney e Bonnie fizeram no final dos anos 60 e no início da década seguinte. "I Am The Moon" é de longe um dos melhores trabalhos da seara do rock atual. Pode até não estar no nível de um álbum clássico. Mas está bem acima de outros lançamentos recentes do estilo, com certeza.

 "I Am The Moon"

"Hear My Dear"


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.