sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

.: Lenda da música: Jeff Beck, um gigante da guitarra sai de cena


Por Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico cultural.

Impossível dimensionar a perda de um nome como Jeff Beck, considerado um dos maiores músicos de todos os tempos, que faleceu no último dia 10 aos 78 anos. Quem conhece sua obra em carreira solo sabe bem que a sua principal qualidade era a fusão de estilos musicais, basicamente o jazz e o rock. Ele conseguia traduzir em emoção os acordes e solos de sua fender stratocaster.

Sua carreira começou na Inglaterra nos anos 60, mais precisamente na banda Yardbirds. Ele sucedeu ninguém menos do que Eric Clapton no grupo e chegaria a tocar junto com Jimmy Page nesta mesma banda, antes de partir para uma promissora carreira solo. Page fundaria mais tarde o Led Zeppelin.

Ainda no final dos anos 60, fundou o Jeff Beck Group com Rod Stewart no vocal e Ron Wood no baixo. Com essa formação gravou dois discos antológicos e por muito pouco não se tornou atração no Festival de Woodstock.

Nos anos 70 fundou um power trio com os músicos Tim Bogert (baixo) e Carmine Appice (bateria) e sua discografia solo ganhou novas dimensões com álbuns do naipe de "Blow By Blow" e "Wired", que sintetizavam de forma brilhante a sua proposta de fusão de estilos musicais. Faixas como "Cause We've Ended As Lovers" (composta por Stevie Wonder para ele), "Blue Wind" e "Scatterbrain" mostravam a sua genialidade por meio de solos e arranjos primorosos. Solos esse aliás difíceis de serem reproduzidos por outros músicos

Os trabalhos nos anos 80 e 90 soavam mais próximos de hits radiofônicos, como a regravação de "People Get Ready" com vocal de Rod Stewart. Nesse período ocorreram inúmeras participações especiais em discos de artistas como por exemplo, Mick Jagger. Seu trabalho mais recente foi o álbum “18”, em parceria com o ator Johnny Depp, um trabalho com uma série de covers e algumas canções inéditas.

Tinha o dom de descobrir cantoras que acabavam se integrando ao seu estilo. Imelda May, Beth Hart e mais recentemente Rosie Bones fizeram trabalhos marcantes ao seu lado. E ao contrário de muitos guitarristas, ele preferia não usar palhetas para tocar seu instrumento. Não por acaso foi apontado como o 5º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stone. E foi indicado duas vezes ao Hall of Fame do Rock, sendo uma como integrante dos Yardbirds e outra pela sua carreira solo.

Ao sair de cena, Jeff Beck deixou um legado cuja importância está ligada com a própria essência do rock como estilo musical. Ele continuará sendo sempre uma referência para músicos iniciantes ou para amantes da música instrumental.

"Cause We've Ended As Lovers"

 "Going Down"

 "Beck´s Bolero"

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.