domingo, 1 de janeiro de 2023

.: "O Grande Recuo", de Paolo Gerbaudo, fala sobre o que vem depois do colapso


Desde a recessão econômica de 2008, e mais recentemente com a pandemia do coronavírus, as certezas que ditaram por décadas o capitalismo ocidental foram postas em xeque. A crise do projeto neoliberal gerou, à direita e à esquerda, clamores pela volta do Estado intervencionista como mecanismo de contrapeso entre a coletividade e o caos econômico, geopolítico e ecológico desatado pelo capital globalizado. Este é o tema do livro "O Grande Recuo", de Paolo Gerbaudo, lançado no Brasil pela editora Todavia.

"O Grande Recuo" é o momento em que a tese neoliberal e a antítese populista dos anos 2010 engendram uma síntese estatista, levando a uma reordenação do discurso político em torno da pergunta “o que devemos fazer com o Estado?”, e não mais “o que podemos esperar do mercado?”. As ideias-chave que emergem desse novo discurso neoestatista são soberania, proteção, controle e segurança — uma pauta, portanto, radicalmente distinta daquela dos anos 1990 e 2000 e que marca o fim do neoliberalismo como era ideológica.

Neste "O Grande Recuo", ao apresentar um panorama do presente, o sociólogo italiano Paolo Gerbaudo investiga conflitos e alianças de classe, os inimigos da direita nacionalista e da esquerda socialista, o novo intervencionismo estatal e a ascensão e queda da globalização. Para tratar dessa nova ordem política, revisita as ideias sobre Estado encontradas em Platão e Aristóteles, o contrato social descrito em Hobbes e Rousseau, a visão socialista do Estado em Marx, Gramsci e Poulantzas, bem como a crítica do liberalismo na sociologia econômica de Karl Polanyi.

Para o autor, a política contemporânea não é apenas um momento negativo, uma etapa na qual “o velho está morrendo e o novo ainda não pode nascer”, na famosa máxima de Gramsci. No "Grande Recuo", um protetivismo social que reafirme princípios de igualdade e democracia, prepare a sociedade para os efeitos devastadores da mudança climática e assuma o controle do destino coletivo é, afinal, o caminho que desponta na encruzilhada. Você pode comprar "O Grande Recuo", de Paolo Gerbaudo, neste link.

Sobre o autor
Paolo Gerbaudo é sociólogo e dedica-se à pesquisa da política no século XXI. Dirige o Centre for Digital Culture do King’s College de Londres. Compre "O Grande Recuo", de Paolo Gerbaudo, neste link.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.