domingo, 5 de fevereiro de 2023

.: Especial Glória Maria: “Sou movida pela curiosidade e pelo susto"


Glória Maria Matta da Silva contou histórias do mundo. E fez história no jornalismo brasileiro. Foto: Globo/Divulgação

“Sou movida pela curiosidade e pelo susto"
, dizia a jornalista Glória Maria, pioneira na TV brasileira. "Tenho que perder a racionalidade, deixar a curiosidade e o medo me levarem. Aí faço qualquer coisa", disse ela em uma entrevista. Em mais de cinco décadas de carreira, a carioca Glória Maria Matta da Silva, filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta, contou histórias do mundo. E fez história no jornalismo brasileiro. 

Ela abriu caminhos para mulheres negras e se tornou referência para centenas de profissionais. Na manhã da última quarta-feira, dia 2 de fevereiro, a jornalista e apresentadora morreu e deixou duas filhas, Laura e Maria. Em 2019, Gloria foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia, e metástase no cérebro, tratada cirurgicamente, também com êxito inicialmente. 

Em meados do ano passado, a jornalista iniciou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias. Glória marcou a sua carreira como uma das mais talentosas profissionais do jornalismo brasileiro, deixando um legado de realizações, exemplos e pioneirismos para a Globo e seus profissionais. 

A importante cobertura do desabamento do elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro, que deixou 26 mortos em 1971, marcou sua estreia na Globo. Com a marca do pioneirismo, em 1977, Gloria Maria se tornou a primeira repórter a entrar no ar ao vivo e a cores no "Jornal Nacional". Após passar pelo "Jornal Hoje", "Bom Dia Rio" e "RJTV", ela chegou ao "Fantástico" em 1986, programa que apresentou de 1998 a 2007. Neste último ano, mais um feito: participou da primeira transmissão em HD da televisão brasileira, em uma reportagem no Alto Xingu. 

A curiosidade de Gloria Maria desbravou fronteiras. Em viagens por quase 200 países, Gloria Maria andou lado a lado com a história. Participou de coberturas como a da Guerra das Malvinas, em 1982; a posse do presidente americano Jimmy Carter, em 1977; os Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996; a Copa do Mundo da França, em 1998, entre outras.  Com seu jeito tão particular, arrancava declarações divertidas e reveladoras de entrevistados tão distintos quanto Michael Jackson, Usain Bolt, Paulo Coelho, Harrison Ford, Leonardo Di Caprio, Roberto Carlos e Madonna. 

A intensa atuação diante das câmeras a fez solicitar e obter uma conquista: após apresentar por dez anos o "Fantástico" ao lado de Pedro Bial, ela partiu para um período sabático e ficou afastada do vídeo entre 2007 e 2009.  E retornou, no "Globo Repórter", onde levou os brasileiros por viagens e aventuras inesquecíveis. Do Brunei, o “país da felicidade”, a uma descida de bote pelo rio Colorado, no Grand Canyon. 

De um passeio de camelo pelo deserto de Omã a conversas com encantadores de serpentes no Marrocos. Cruzou o deserto do Saara em um dromedário, pulou do bungee jump mais alto do mundo na China, e viveu uma antológica experiência psicodélica na Jamaica. Foi repórter do programa a partir de 2010 e, nove anos depois, assumiu também a apresentação, ao lado de Sandra Annenberg. 

 Em 1998, foi convidada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Juventude (Unicef) para ser uma das apresentadoras de um concerto beneficente para a Etiópia. Dez anos depois, em 2008, foi homenageada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro com a Medalha Chiquinha Gonzaga. Gloria Maria descontraía sem perder o senso da notícia. Viveu, amou e trabalhou plenamente, enquanto escrevia linhas importantes da história do jornalismo brasileiro.

Glória Maria é homenageada pelos cartunistas
Associação dos Cartunistas do Brasil montou exposição virtual de caricaturas e cartuns sobre a jornalista no Blog HQMIX. Glória Maria nos deixou nesta quinta-feira, dia 2 de fevereiro, após lutar contra um câncer, desde 2019. Sua morte repercutiu por todo o país pela sua importância no jornalismo nacional e internacional.

Os cartunistas brasileiros logo começaram a postar em suas redes sociais homenagens a esta personalidade por meio de caricaturas. A Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) as reuniu em uma exposição virtual que já pode ser acessada no Blog HQMIX, pelo link blog.hqmix.com.br/homenagem-gloria-maria.

"Glória Maria sempre foi um sorriso permanente no jornalismo e dividia com todos as suas aventuras, porque esta era sua vida - uma grande aventura. Depois de tantas viagens por mais de 150 países, ela ainda sustentava o sonho de viajar para a Lua. Por isso, a nossa exposição tem o nome de ...e Glória Maria finalmente visitou a Lua. Os cartunistas refletem o que a população pensa e todos adoram a Glória”, ressalta o presidente da ACB, o cartunista José Alberto Lovetro, conhecido como JAL.

A exposição virtual ficará no portal por tempo indeterminado e sempre poderá receber novos desenhos que serão incorporados. Uma exposição presencial sobre a jornalista com alguns destes trabalhos deve acontecer nos próximos dias em São Paulo.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.