segunda-feira, 20 de março de 2023

.: "O Castelo de Gelo", de Tarjei Vesaas: amizade moldada pelo frio e pelo gelo

Em "O Castelo de Gelo", obra-prima do lendário escritor noruguês Tarjei Vesaas, duas meninas descobrem os laços da amizade em uma paisagem moldada pelo frio e pelo gelo. Durante as férias escolares, a tímida Unn fica órfã e é acolhida pela tia em um vilarejo remoto da Noruega. Logo no retorno às aulas, Siss, uma menina extrovertida e querida por todos, se encanta com a personalidade intrigante de Unn. Depois de algumas tentativas malsucedidas, consegue se aproximar da nova colega, que a convida para visitá-la em uma noite gélida no fim do outono.

O encontro, cercado de curiosidade e tensão, acontece no quarto de Unn, e desde o primeiro momento as duas meninas de 11 anos, embora muito diferentes entre si, sentem uma conexão especial. Mas o que elas veem quando se olham juntas no espelho? Qual o segredo que Unn gostaria de confidenciar quando revela: “Não sei se vou para o céu”? Por que Siss reage de forma tão brusca à declaração da nova amiga? Siss precisa buscar essas respostas. 

No dia seguinte, ela vai empolgada para a escola, mas Unn decide que precisa ficar sozinha com seus pensamentos, e sai rumo ao castelo de gelo, uma construção quase fantástica que se forma em torno de uma cascata congelada. Unn se perde pelos corredores labirínticos do castelo de gelo, e o mundo de Siss desaba. Ela se fecha em si mesma e se torna quase um duplo daquela menina estranha e desaparecida, e durante o longo inverno terá que lutar com a escuridão dos dias e dos seus próprios sentimentos, em uma batalha contra a solidão e o esquecimento. 

Interpretar o romance como um simples drama psicológico do início da puberdade, contudo, seria reduzir a força literária desta obra única de Tarjei Vesaas. Clássico atemporal da literatura escandinava, "O Castelo de Gelo" foi escrito no auge da potência criativa do autor. Com uma prosa a um só tempo sóbria e evocativa, Vesaas envolve o leitor com paisagens invernais que guardam tantos segredos quanto a mente humana. Compre o livro "O Castelo de Gelo" neste link.


O que disseram sobre o livro
“Como é simples este romance. Como é sutil. Como é potente. Como é diferente de qualquer outro. É único. É inesquecível. É extraordinário.” Doris Lessing, escritora

“Me surpreende o fato de este não ser o livro mais famoso do mundo.”
Max Porter, escritor


Trecho do livro
Siss pensava muito sobre isso. E finalmente chegou a hora. Agora, hoje. Foi por isso que ela veio até aqui. De manhã cedo lá estava o bilhete sobre a carteira de Siss:
Preciso te ver, Siss.
Assinado: Unn.
Um raio de luz vindo de algum lugar.
Ela se virou e deu com aquele par de olhos. Olhos que invadiam e se deixavam invadir. Era tão estranho. Mais que isso ela não sabia, mais que isso ela não conseguia nem imaginar.
Outros bilhetes foram trocados naquele dia tão especial. Mãos prestativas os repassavam de carteira em carteira.
Também quero muito te encontrar.
Assinado: Siss.
Quando posso te ver?
Quando quiser, Unn! Pode ser hoje.
Então vai ser hoje!
Quer ir na minha casa hoje, Unn?
Não. É você quem tem que ir na minha casa, senão não quero.
Siss virou-se abruptamente. O que foi isso? Viu aqueles olhos, reparou que Unn assentia para o que estava escrito no bilhete. Siss não hesitou nem por um
segundo e escreveu a resposta:
Eu vou.
E assim terminou a troca de bilhetes. A conversa só foi retomada depois que a aula chegou ao fim. Uma troca de palavras tão breve quanto discreta. Siss perguntou se Unn não gostaria de voltar junto com ela para casa.
Não, por quê? — disse Unn.
Siss estancou. Teve a impressão de que o motivo era a tia de Unn, uma pessoa humilde e sem posses — e também porque era ela quem estava mais acostumada a receber amigas em casa. Sentiu vergonha e não podia dizer isso a Unn.
Não, por nada — disse.
Você disse que viria comigo já, não foi?
Sim, mas não posso ir com você agora, primeiro preciso passar em casa e avisar.
É mesmo.
Então vou hoje à noite — disse Siss, fascinada. O porquê daquele fascínio era um mistério. Era como se o corpo inteiro de Unn estivesse iluminado por uma espécie de aura.
Era isso e nada mais o que Siss sabia sobre Unn — e agora estava a caminho de encontrá-la, depois de ter passado em casa e avisado os pais. O frio penetrava suas roupas. O chão rangia sob os pés, e o gelo estalava ao longe.
Então despontou no horizonte a casinha onde Unn e a tia moravam. A luz bruxuleava por entre as folhas das bétulas. O coração acelerou de alegria e ansiedade.

Sobre o autor
Tarjei Vesaas (1897-1970) nasceu em Telemark, no sul da Noruega. Autor prolífico, é conhecido principalmente por seus romances e contos. Apreciador de longas caminhadas, fez das paisagens nórdicas uma característica predominante em sua obra, também permeada por temas como a infância, a culpa e a perda. Garanta o seu exemplar de "O Castelo de Gelo" neste link.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.