sexta-feira, 10 de março de 2023

.: O voo musical de Natascha Falcão, por Luiz Gomes Otero

Por Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico cultural.

“Ave Mulher” é o título do álbum que a pernambucana Natascha Falcão lançou pela gravadora Biscoito Fino. Nesse trabalho ela investe em uma sonoridade com forte influência dos ritmos musicais do Nordeste, que se mesclam com sons da MPB e da música pop internacional.

Nascida em Recife, Natascha fez sua estreia na carreira artística como atriz, em 2006. Em 2015 integrou uma banda, experiência que lhe abriu novos horizontes: “Apesar de sempre ter cantado, foi ali que a música entrou mais forte na minha vida, nesse lugar de performance e expressão”, pontua a artista.

“Ave Mulher” revela ainda a faceta compositora de Natascha Falcão em quatro faixas: “Banho de flor (com Marina Duarte); “Mastigar estrelas” (com Rafael Duarte); “Feito vento” (com Marina Duarte) e “Mapa da alegria” (com Beto Lemos e Marco Axé).

Foto: divulgação

A música pernambucana faz parte da influência de Natascha, como o coco, maracatu, frevo, ciranda, forró e o mangue beat.  Mas como sempre ouviu muita MPB e música internacional, ela acabou incorporando esses sons também em seu trabalho.

Canção que dá nome ao álbum, “Ave mulher” é inspirada em uma lenda do agreste pernambucano, na qual a ave em questão simboliza abundância, entrega e alegria.  Com produção musical de Beto Lemos e Carlos do Complexo, o álbum cria uma narrativa que mistura fantasia e realidade para expressar um arquétipo feminino contemporâneo. Através da poesia e do conceito visual que o amarra, o álbum fala de mistério, liberdade, vulnerabilidade e força.

No repertório do álbum está “Por que”, uma bela canção composta por Otto, outro músico pernambucano que contribuiu para abrir espaço para novos músicos nordestinos.

O trabalho como atriz também acaba de ganhar novo impulso. Depois de participar de oficinas para atores da Rede Globo, Natascha foi convidada para participar de duas produções. Em “Mar do Sertão”, novela das 18 horas, cantou no casamento dos personagens Candoca e Zé Paulino, a convite do diretor Allan Fiterman. Em “Vai na Fé”, da faixa das 19 horas, Natascha vive Carmem, affair do personagem de José Loretto, em participação especial.

Como cantora e artista da música, brilhou na edição de 2021 do Festival Mimo, em uma performance arrebatadora que amplificou a curiosidade sobre o seu trabalho.

O álbum “Ave Mulher” pode ser ouvido nas plataformas de música. Ao mesmo tempo raiz e renovação, a música de Natascha Falcão pode ser classificada como pós mangue beat. “Ser nordestina é uma parte muito importante da minha identidade e construção, mas é engraçado como a gente se sente mais do Nordeste quando sai de lá”, conclui a artista, radicada no Rio de Janeiro há 10 anos. 

Foto: divulgação

Ouça o álbum: https://orcd.co/avemulher_nataschafalcao 


Ave Mulher


Banho de flor




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.