sábado, 25 de março de 2023

.: Reedição da obra de Antonio Candido pela editora Todavia começa a chegar


A obra de Antonio Candido (1918-2017) passa a ser publicada pela Todavia a partir de março deste ano. Serão 17 livros, muitos deles clássicos da crítica literária e do pensamento social brasileiro. Todos eles ganharão, pela primeira vez, versões digitais em e-book. 

A primeira leva traz cinco livros: "Formação da Literatura Brasileira" (1959), "Os Parceiros do Rio Bonito" (1964), "Literatura e Sociedade" (1965), " O Discurso e a Cidade" (1993) e "Iniciação à Literatura Brasileira" (1997). Os títulos acabam de chegam às livrarias. 

No segundo semestre de 2023, e em duas levas semestrais em 2024, virão os seguintes títulos: Vários escritos; Um funcionário da monarquia; Teresina etc.; A educação pela noite; Brigada ligeira; O método crítico de Silvio Romero; Ficção e confissão; O observador literário; Tese e antítese; Na sala de aula: cadernos de análise literária; Recortes; O albatroz e o chinês. 

A editora Todavia tem a grande responsabilidade de dar continuidade ao trabalho de excelência feito pela Ouro sobre Azul, casa editorial que publicou a obra do autor nos últimos anos, em edições revistas pelo próprio Candido até pouco antes de sua morte. Compre os livros de Antonio Candido lançados pela editora Todavia neste link.


Ensaios inéditos
No site da Todavia serão publicados ensaios inéditos sobre cada um dos 17 livros, encomendados especialmente para a ocasião do relançamento. De autoria de intelectuais de uma geração jovem, em boa parte formada por professores que foram alunos de Antonio Candido, são textos que apresentam a obra ao público leigo, analisam seu papel de destaque no debate contemporâneo e atestam a extrema vitalidade dessa contribuição luminosa ao pensamento brasileiro. 

Neste primeiro momento, já estarão disponíveis para download gratuito textos da crítica literária e editora Rita Palmeira, que escreve sobre O discurso e a cidade; da pesquisadora e ensaísta Ieda Lebensztayn, sobre Iniciação à literatura brasileira; de Ana Paula Pacheco, escritora e professora de teoria literária na USP, sobre Literatura e sociedade; de Luiz Carlos Jackson, professor de sociologia na USP, sobre Os parceiros do Rio Bonito; e por fim, de Samuel Titan Jr., também professor de teoria literária na USP, que analisa Formação da literatura brasileira. Compre os livros de Antonio Candido lançados pela editora Todavia neste link.


Ampliar o acesso
Com o objetivo de tornar a produção de Antonio Candido mais acessível e fazer com que ela circule amplamente, a Todavia prepara ações promocionais para os cinco títulos. Os e-books ganharão descontos desde a pré-venda até 30 de abril, com preços que variam entre R$ 24,90 e R$ 59,90. Já as edições impressas terão 25% de desconto para  estudantes, mediante apresentação da carteirinha em livrarias parceiras, até 25 de abril. 


Todavia + Sesc
Para celebrar seu legado, a editora contará com uma parceria com o Sesc São Paulo. No dia 26 de abril, Antonio Candido será homenageado em um evento na unidade Vila Mariana. Em maio, o Centro de Pesquisa e Formação - CPF Sesc prevê um curso com nomes como Walnice Nogueira Galvão, Rita Palmeira, Julia O'Donnell, Ieda Lebensztayn, Luiz Carlos Jackson e Ivan Vilela.


Projeto gráfico
Com novo projeto gráfico, de autoria de Oga Mendonça, e ações de divulgação em diversas frentes, o relançamento da obra de Antonio Candido pela editora Todavia celebra a trajetória de uma figura de referência para o pensamento brasileiro, amplia a circulação de seu trabalho e mostra às novas gerações a atualidade de uma obra inesgotável e decisiva. Compre os livros de Antonio Candido lançados pela editora Todavia neste link.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.